20 de janeiro de 2015

Medicina apresenta maior nota de corte no Ceará nesta terça-feira

Na madrugada desta terça-feira (20) foram divulgadas as primeiras notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) por todo o Brasil. Durante o período de incrição, as notas de corte serão sempre divulgadas às 2h da manhã. De acordo com os dados, a maior nota em um curso de Medicina no Brasil foi registrada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com 868,98. A segunda colocada foi a Universidade Federal do Pará (UFPA), com corte de 858,13. As notas de corte de outros cursos podem ser vistas através do site do próprio Sistema. Aqui no Ceará, a maior nota de corte ficou com o curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC).
SisuNa UFRN existe o argumento de inserção regional, um benefício destinado aos estudantes que conluíram o Ensino Fundamental e cursaram todo o Ensino Médio nas regiões incluídas no argumento e que pode acrescer 20% na nota do aluno inscrito. A medida, que vale desde o Sisu de 2014, possibilita que os estudantes que possuem vínculo no interior possam continuar no local. Além disso, o argumento pode ou não ter relação com a nota de corte apresentada pela universidade.
No Ceará
No Ceará, mais precisamente no campus de Fortaleza da Universidade Federal do Ceará (UFC),  o curso de Medicina (diurno) apresenta a maior nota de corte na categoria de ampla concorrência: 788,54, sendo que das 160 vagas disponíveis, 80 são para o primeiro semestre e as outras 80 para o segundo. Já a Universidade Estadual do Ceará (UECE), que ofertou 25% das suas vagas no Sisu, apresentou uma nota de corte de 777,56.
No campus da UFC em Sobral, o curso de medicina apresentou média de 780,82, e no campus de Barbalha uma média de 769,86.
A segunda maior nota de corte de Fortaleza é do curso de Direito também na UFC, com 767,36 na modalidade de ampla concorrência. Já a terceira maior nota de corte da capital ficou com o curso de Engenharia Civil, período integral, na UFC, com 751,54.
As próximas notas de corte serão divulgadas pelo sistema na quarta-feira (21).
 
Das vagas
 
O estudante que faz sua inscrição no Sisu pode escolher qual a modalidade em que deseja concorrer. Além das duas opções de curso, pode-se optar pela ampla concorrência, pelas vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas (Lei 12.711/2012) ou pelas vagas de políticas afirmativas, que vão de acordo com cada instituição de ensino.
 
Na edição deste ano são oferecidas 205, 514 mil vagas em 5.631 cursos, distribuídos por 128 universidades e institutos federais.

Nenhum comentário: