22 de janeiro de 2015

FIM DE DESCONTOS Estoque com IPI menor acaba dentro de dez dias

Image-0-Artigo-1782925-1Quem sonha em comprar um carro novo com preços menores deve se apressar. Concessionárias de Fortaleza ainda estão vendendo veículos com Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzidos. Por conta da alta procura, há lojas que tiveram aumento de até 20% nas vendas durante a primeira quinzena deste mês, em comparação com igual período do ano passado. Entretanto, os descontos referentes ao IPI devem acabar no prazo de dez dias, segundo preveem as concessionárias.
A previsão foi confirmada pelo presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores no Ceará (Fenabrave-CE), Fernando Pontes. De acordo com ele, os novos carros - que estão chegando às lojas com as alíquotas do imposto já elevadas - têm aumentos nos preços de 4% a 6%, em comparação com os modelos antigos.
Desde o dia 1º de janeiro, a alíquota do IPI dos modelos 1.0 subiu de 3% para 7%. Para os com motor entre 1.0 e 2.0, passou de 9% para 11%, nos automóveis flex. Já para os movidos somente a gasolina, o imposto subiu de 10% para 13%.
O consumidor que resolveu adiar a compra do automóvel também irá pagar mais caro devido ao aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A nova alíquota, que dobrou de 1,5% para 3%, entra em vigor hoje, e deve tornar o crédito mais caro , tão logo as financiadoras optem por repassar a alta ao consumidor. "As taxas de financiamento (para veículos) vão subir e, consequentemente, as prestações subirão", explica o presidente da Fenabrave-CE.
Cenário incerto
O representante da federação também avalia que ainda é cedo para saber se as medidas anunciadas pelo Ministério da Fazenda na última segunda-feira (19), que também incluem o retorno da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) sobre os combustíveis, terão impacto nas vendas de carros.
"O ano está só começando, o Carnaval vem aí, então eu acredito que só no final de fevereiro, março, nós teremos uma perspectiva melhor. O cenário político e econômico do País ainda está muito indefinido", avalia.
Mercado aquecido
Apesar das incertezas, a Saga Fortaleza, concessionária da marca Volkswagen, disse que ainda está com 95% do total de veículos com IPI reduzido, embora já tenha começado a receber novas unidades.
As duas lojas da rede na capital cearense ainda possuem, aproximadamente, 120 veículos sendo comercializados com as antigas alíquotas do imposto.
A concessionária registrou aumento nas vendas de 20% no comparativo entre primeiras quinzenas deste mês e de janeiro do ano passado. "Com esse fluxo, a gente acredita que até o final deste mês o estoque (com IPI reduzido) já tenha zerado", afirma o gerente geral da loja situada na Av. Santos Dumont, Fernando Costa.
O mesmo acréscimo nas comercializações de veículos (20%) é esperado na concessionária Honda Nova Luz para este mês de janeiro, que estava ontem com cerca de cinco veículos sendo vendidos com o imposto ainda reduzido. "Tem bastante gente procurando, o mercado está bem aquecido, mas nós já estamos na espera dos os carros de 2015", afirma Maria Dilauba, vendedora de novos veículos.
A concessionária Silcar ainda possuía ontem 67 automóveis sendo comercializados com as antigas alíquotas do IPI, que devem estar esgotados até o próximo fim de semana. Os novos modelos de carros populares, como o Chevrolet Classic, já estão sendo vendidos com preços R$ 1.500 mais caros, de acordo com a gerente de vendas de novos veículos, Nathália Cardonha.
Dezembro
O presidente da Fenabrave-CE destaca que apesar de as vendas nas lojas ainda estarem aquecidas em janeiro, o grande "boom" na procura pelos veículos com IPI reduzido ocorreu no mês de dezembro, quando houve número de comercializações 28,7% superior em relação ao que já foi registrado neste mês. Em 2014, foram vendidos cerca de 61, 2 mil carros no Ceará.
Usados
Sem o reflexo direto do IPI sobre as vendas de janeiro, as revendedoras de veículos usados também estão promovendo feirões para alavancar ainda mais as vendas neste começo de ano. No próximo fim de semana, cerca de mil veículos seminovos estarão à venda no estacionamento da Arena Castelão. Para o organizador da feirão e vice-presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos do Estado do Ceará, José Everton, o mercado vem aquecido com uma previsão de crescimento de 5%, ancorado principalmente pelo preço.
Personagem
Momento ideal para aproveitar as ofertas
A bióloga Roberta Schardong, 43, aproveitou as ofertas com IPI reduzido deste mês de janeiro para comprar um Volkswagen Fox, apesar de ter constatado que algumas lojas vendiam modelos 2014/2015 com as novas alíquotas. A compra à vista também ajudou na negociação. Ela ainda avaliou que seria mais vantajoso comprar um automóvel novo ao invés de um usado: "Eu pensei em comprar esse carro para ficar com ele por um longo tempo. Se eu comprasse usado, eu não teria garantia de não ter problemas".

Nenhum comentário: