22 de janeiro de 2015

VOLTA DA CIDE Gasolina deve subir 7,2% nas bombas

São Paulo. O Banco Pine prevê que a reintrodução da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) elevará o preço da gasolina em 7,2%, nas bombas. A cotação será reajustada em fevereiro e deve acarretar um incremento médio de 5%, na cotação do etanol hidratado até o início de abril, quando começa a safra 2015/16 de cana-de-açúcar, no Centro-Sul do Brasil.
"A elasticidade de preço do etanol hidratado, pelos nossos cálculos, é de 68% da variação do preço da gasolina e demora até dois meses para ser integral", diz a instituição, por meio de relatório assinado pelo analista Lucas Brunetti.
Ainda segundo o Pine, esse aumento de 5% no preço do hidratado faria o mix de produção pender em mais 0,6% para a produção de etanol em 2015/16, o que significa dizer que mais cana será destinada à produção do biocombustível, em vez da fabricação de açúcar. Pelos cálculos do banco, a elevação da cotação do hidratado em 5% representaria uma queda de 450 mil toneladas na produção de açúcar na safra.
Produção maior
O Pine estima fabricação de 33 milhões de toneladas de açúcar na próxima temporada, 3,2% mais na comparação entre os ciclos. Quanto ao etanol, a produção deve avançar 1,4%, para 26,4 bilhões de litros, dos quais 15,2 bilhões de litros apenas de hidratado (+0,4%).

Nenhum comentário: