15 de abril de 2014

PARA ESTALEIRO Camocim: russos dão parecer favorável à área

O corpo técnico visitou a localidade em março e reuniu-se, em Fortaleza, com representantes da Adece e da Transpetro


Em 2013, uma comitiva de cearenses visitou o grupo de investidores na Rússia Os engenheiros da JSC SSTC, grupo russo interessado em construir um estaleiro em Camocim - localizado a cerca de 360 quilômetros de Fortaleza -, deram parecer favorável à área do município reservada ao empreendimento, apontando como viável a instalação de uma indústria naval no local para reparo de embarcações ou mesmo para a construção de navios petroleiros.
O corpo técnico visitou a localidade no mês passado e reuniu-se, em Fortaleza, com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece) e da Transpetro, subsidiária de transporte e logística da Petrobras. De acordo com o deputado Sérgio Aguiar, já há um estudo de viabilidade elaborado pela Transpetro para a instalação de um estaleiro de grande porte em Camocim. Os técnicos da empresa, portanto, visitaram a área para verificar as condições geográficas e os impactos que poderia trazer à cidade o empreendimento, e apontaram a localização como favorável.
"A área destinada ao estaleiro é de 100 hectares e já foi selecionada pelo governo estadual para ser decretada de interesse público. No momento, está sendo feito o processo de desapropriação", informa.
O deputado, com a autorização do governador Cid Gomes, vem mediando as negociações com o grupo russo. Hoje, ele irá se reunir com o presidente da Adece, Roberto Smith, para discutir as providências a serem tomadas a seguir. "Vamos ver o que vai ficar para cada um a ser feito, da parte do Estado e da empresa", adianta.
Definição
Segundo Sérgio Aguiar, ainda está para ser definido se o empreendimento em questão será para construção de petroleiros para a Petrobras ou para reparação dos mesmos.
"A Transpetro tem várias embarcações ainda a serem construídas até 2030, e o estaleiro de Camocim poderá entrar nisso. Vamos ver qual é a melhor opção. Ele também poderá ser voltado para reparação, já que hoje os petroleiros do país são reparados em outros países, como a China e a Rússia, e isso poderá ser feito aqui", aponta.
O deputado informa que a JSC SSTC (Shipbulding & Shiprepair Technology Center) já possui contatos com possíveis parceiros europeus para o empreendimento. "A empresa entra com o know-how, mas precisará de parceiros para entrar com o investimento na construção do estaleiro", explica.
Termo de compromisso
O grupo russo assinou em dezembro do ano passado, em Brasília, um termo de compromisso com a Adece e a Prefeitura de Camocim para a realização de estudos com o objetivo de construir um estaleiro de grande porte no município.
O documento foi firmado durante reunião da Comissão Intergovernamental Brasil/Rússia de Cooperação Econômica, Científica e Tecnológica.
Interesse
O interesse dos investidores russos em construir um estaleiro no Ceará foi divulgado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste, em julho de 2013, quando houve uma reunião com o presidente da Transpetro, Sérgio Machado, para tratar do assunto. Em setembro, uma comitiva cearense liderada por representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece) e pelo deputado Sérgio Aguiar visitou o grupo de investidores em São Petersburgo, na Rússia.

Nenhum comentário: