20 de fevereiro de 2014

REUNIÃO COM MINISTROS Cid quer adutoras contra seca no CE

Cid Gomes Brasília/Sucursal. O plano emergencial de abastecimento de água apresentado, ontem, pelo governador Cid Gomes aos ministros da Integração Nacional, Francisco Teixeira, e do Planejamento, Miriam Belchior, prevê a montagem de adutoras em uma velocidade de 300 metros por dia. Segundo o governador, serão 406.276 metros de adutoras para atender as 11 cidades: Canindé, Caridade, Crateús, Nova Russas, Tauá, Caririaçu, Irauçuba, Alcântaras, Quiterianópolis, Potiretama e Maranguape. O investimento será de R$154,2 milhões
Cid explicou que os últimos três invernos, com a pouca vazão de águas, tornou crítica a distribuição no Estado. "Um terço, mais de cinco bilhões de metros cúbicos armazenados nos nossos açudes. O problema atinge 30% da nossa capacidade de armazenamento monitorados. Tem região com 40%, tem região com menos de 5%, como a região da Bacia do Poti e do Alto Jaguaribe".
O governador explicou que o problema agora é com o abastecimento das regiões metropolitanas e sedes dos municípios já citados. "Isto vai demandar ações urgentes para que os municípios sejam abastecidos de água. Então nós encontramos uma tecnologia que chama adutora montagem rápida, usada pelo exército americano, no Iraque por exemplo, que usa uma liga de aço que nem é produzida no Brasil. Com uma tecnologia de engate rápido, uma equipe consegue fazer 300 metros em um dia. Estamos identificando mananciais, fontes de água nestas cidades já referidas. Nós vamos fazer estas soluções", disse.
Sobre a proposta do governo do Ceará, Cid Gomes disse que a ministra Belchior "se sensibilizou muito, ficou de analisar algumas questões e dará um posicionamento até quarta-feira da semana que vem". Agora isso obviamente já me coloca numa situação de encomendar a importação desses materiais para que efetivamente a gente assegure à população desses municípios água para suas necessidades", explicou o Governador.
Cid informou que o Estado já tinha reservado recursos do PAC Estiagem e que estas obras necessitam de um investimento. O governador informou que alguns pontos ainda vão ser analisados pelo Planejamento que ficou de dar uma resposta até quarta-feira da semana que vem. O governador negou que o Ceará esteja com problemas em relação às casas de palha, que por falta de estrutura, não podem receber as cisternas.

Nenhum comentário: