23 de fevereiro de 2014

Ícone turístico de Camocim será reforçado

Prefeitura vai reforçar o paredão e construir cinco quilômetros de calçadão na Avenida Beira-Mar

Camocim. Deusamar Bento Dourado trabalha há 18 anos como garçom no Restaurante "O Euclides", localizado na Avenida Beira-Mar de Camocim. Nesse tempo, "jamais tinha visto a maré quebrar tão perto da rua e lavar toda essa estrada litorânea. Precisamos retirar as mesas e cadeiras da calçada. Foi um susto, pois não esperávamos".
Image-0-Artigo-1548878-1A balaustrada (construída em cima de uma reforçada muralha de pedras), um dos ícones culturais e turísticos mais conhecidos do Município em todo o País, que protege o continente do encontro das águas do mar com o Rio Coreaú, está visivelmente inclinada em vários trechos.
O proprietário do ateliê Arte e Cultura Regional de Camocim, Mauro Viana há 13 anos trabalha num quiosque construído no calçadão e também demonstra preocupação. "São situações que a gente que está por aqui todos os dias sente mais claramente. A água de uns tempos para cá começou a bater mais forte. Dá para notar que ela vai cavando lá por baixo. O paredão é seguro mas vai chegar um dia que não vai aguentar", conta, ao acrescentar que a gigantesca duna que existia do outro lado, na chamada Ilha do Amor, está caminhando nessa direção".
Nos dias de ressaca, principalmente nos fins de tarde e durante a noite, moradores e visitantes aproveitam para se banhar na água do mar que respinga após o choque com o paredão. "Estava comentando há pouco com minha irmã que esse tipo de lazer está ficando perigoso dada a violência com que as ondas estão chegando", comentou Antônia Maria de Oliveira, ao observar os sobrinhos tomando banho.
Prejuízos
Somente no último ano, a Prefeitura teve que proceder 30 restaurações na proteção e no calçadão da Avenida Beira-Mar segundo o secretário de Infraestrutura de Camocim, Leonardo Aguiar Neves. "Estamos bastante preocupados com a fúria da natureza. Em 2000 o nível de erosão era muito grande e tivemos que reforçar a parede. Praticamente foi construído um muro de arrimo ao lado do já existente. Está visível que precisamos agir rápido antes que a coisa se agrave".
O projeto em fase de conclusão da Prefeitura será dividido em seis etapas "por causa da captação de recursos" e tem como meta fazer cinco quilômetros de calçadão que começarão no prédio da antiga estação ferroviária e se prolongarão até a Praia das Barreiras.
Leonardo Aguiar revela que a Prefeitura está desenvolvendo um plano urbanístico em parceria com o governo do Estado "para salvar a Praia de Maceió. É uma obra cara, em torno de R$ 6 milhões. As barracas serão soerguidas em cima de um grande muro de arrimo e terão escadas. Esperamos que com isso possamos driblar o avanço do mar".
Sobre a casa construída no mangue, o secretário disse que comunicou o fato ao Ministério Público. "O imóvel foi erguido rapidamente, em novembro do ano passado. Esperamos que a Justiça mande derrubar o mais rápido possível". (FM)

Nenhum comentário: