22 de fevereiro de 2014

Ceará tem 19 novos casos de sarampo, mas surto está desacelerando

Até ontem, 81 casos haviam sido diagnosticados no Ceará, sendo 66 na Capital. Apesar do surto, está ocorrendo uma desaceleração da transmissão do vírus, devido às ações de imunização.

Em 15 dias, 19 casos de sarampo foram diagnosticados no Ceará, em meio ao surto que se estende há quase dois meses. Ao todo, o cenário da doença no Estado tem 81 casos, desde que a primeira confirmação ocorreu, no último 25 de dezembro. De lá para cá, houve um rápido crescimento na proliferação do vírus, que chegou a ter 51 casos novos no período de uma semana.
As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), em boletim epidemiológico. Segundo balanço do órgão, até ontem, Fortaleza era a cidade com o maior número de casos (66). Outros seis municípios também têm pessoas com o diagnóstico da doença: Caucaia (1), Itaitinga (1), Jaguaribe (1), Maranguape (2), Trairi (3) e Uruburetama (7).
Entretanto, ainda que o Ceará viva dias de surto do sarampo, um desaceleramento do contágio está ocorrendo nas últimas duas semanas. Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Vanessa Soldatelli atribui o processo às ações de vacinação e bloqueio que são realizadas desde que os primeiros casos de sarampo começaram a reaparecer em Fortaleza - após 15 anos sem registros da doença no Estado. “O maior número de casos foi na quarta semana epidemiológica. Foi muito trabalho, mas está valendo a pena, pelos bons resultados”, explica.
Em Fortaleza, segundo Soldatelli, 100% das crianças de até um ano já foram imunizadas durante a campanha de vacinação. Outro dado é que 86% das crianças de seis meses a menores de quatro anos receberam doses da tríplice viral, independentemente da situação vacinal. Essa é a faixa etária mais vulnerável e, portanto, é foco da campanha. O Ministério da Saúde estipulou 95% como a porcentagem ideal de imunização nessas idades.
Interior
O atual surto de sarampo surgiu em Fortaleza, mas acabou se espalhando para outras cidades do Ceará. Até ontem, 86,96% da cobertura da população-alvo havia sido alcançada, com a vacinação de 257.167 crianças nos 19 municípios que participam da campanha. A coordenadora estadual de Imunização, Ana Vilma Leite, explica que o Interior também está assistindo à diminuição dos casos. “A gente vai desacelerar cada vez mais, trabalhando prevenção e controle do sarampo”, aponta. 

Nenhum comentário: