17 de janeiro de 2014

PARA CLERO Papa diz que pedofilia é vergonha

Comitê para os Direitos da Infância da ONU pediu diligência à Igreja nos casos de abuso sexual contra menores
Cidade do Vaticano. O papa Francisco criticou ontem os vários escândalos de pedofilia, "uma vergonha que faz da Igreja alvo de escárnio", no mesmo dia em que uma comissão da ONU cobra uma resposta do Vaticano a esse respeito.

"Essas pessoas não têm uma ligação com Deus. Tinham apenas posição", declarou o pontífice. 

"Se estamos envergonhados? São tantos escândalos que não quero mencionar individualmente, mas todo mundo conhece!", exclamou Francisco durante a missa da manhã na residência de Santa Marta, em uma clara alusão aos crimes pedofilia, mas também à corrupção por parte de padres católicos nos cinco continentes.

Estes escândalos são "a vergonha da Igreja. Mas temos vergonha desses sacerdotes, bispos, leigos?", questionou, acrescentando: "Essas pessoas não têm uma ligação com Deus. Tinham apenas uma posição na Igreja, uma posição de poder".

O Comitê para os Direitos da Infância da ONU pediu diligência à Igreja católica nos casos de pedofilia. "O exemplo que a Santa Sé precisa dar deve assentar um precedente. Tem de marcar um novo enfoque", afirmou Sara Oviedo, integrante da equipe de investigação deste comitê das Nações Unidas.

A investigadora fez seus comentários em uma audiência na qual, pela primeira vez, uma delegação do Vaticano deu explicações aos especialistas do Comitê para os Direitos da Infância sobre os abusos cometidos por religiosos católicos contra menores.

Barbara Blaine, presidente de uma rede de pessoas que foram abusadas por padres, disse que a resposta do Vaticano não foi suficiente para as vítimas.

"O que nós queremos ver é o Vaticano punindo bispos que acobertaram crimes sexuais e queremos que eles deem as informações que têm", declarou. 

Nenhum comentário: