20 de janeiro de 2014

ESMERALDA Navio-escola chileno é atração em Fortaleza

A embarcação está atracada no Porto do Mucuripe e estará aberta à visitação até a próxima quinta-feira
Uma maravilha dos sete mares. É assim que pode ser definido o navio-escola Esmeralda, que está atracado no Porto do Mucuripe, em Fortaleza. Considerado o maior veleiro do mundo, a embarcação da Marinha Chilena ficará aberta à visitação até a próxima quarta-feira (22), sempre das 14 às 17 horas, no armazém quatro do porto.

Primeiro dia de visitação contou com a presença de centenas de pessoas, de diversos bairros da Capital e até mesmo chilenos que residem na Cidade. Esta é a segunda vez que o navio-escola atraca no Porto do Mucuripe. 

Mais de cem de pessoas foram conferir, nesse domingo, a beleza da "Dama Branca", como também é chamada a embarcação, construída há mais de 50 anos. A fila não diminuiu durante as três horas de visitação. Crianças, jovens, adultos e idosos de diferentes bairros de Fortaleza chegavam acompanhados, é claro, de suas câmeras digitais para registrar os melhores momentos a bordo do Esmeralda.

"O navio é uma ótima opção para quem busca um programa agradável em família", destaca a universitária Teresa Cristina Fernandes, que não poupou esforços para realizar o desejo de conhecer de perto uma grande embarcação. Ela mora no bairro Siqueira e foi de ônibus até o Mucuripe, acompanhada da mãe e do pai. "Valeu a pena ter atravessado a cidade, o navio é muito bonito", comemora.

Além do publico fortalezense, o Esmeralda também atraiu famílias chilenas que moram na Capital, como a do engenheiro mecânico Rodrigo Vergara. O pai dele, conta, era engenheiro naval e trabalhou no navio em 1965. "É um veleiro que tem a função básica de treinar os marinheiros que estão ingressando na profissão. Como a embarcação é antiga, eles aprendem a navegar com ferramentas tradicionais e, assim, preservam os costumes".

Esta é a segunda vez que o navio-escola visita o Ceará. Desde setembro passado, o Esmeralda realiza uma viagem pelo mundo. Este cruzeiro de instrução terá duração de 11 meses. A embarcação percorrerá 13 países, visitando 26 portos do Pacífico e do Atlântico. Ao todo, são 335 tripulantes.

Depois de Fortaleza, o navio seguirá para Itajaí, em Santa Catarina, para participar da Regata Velas Latino América 2014. 

Nenhum comentário: