20 de janeiro de 2014

´FOOD SERVICE´ Refeições em supermercados ganham espaço

Serviço que oferece pratos e lanches para clientes surge para atender à demanda de público cada vez maior
O número de supermercados que já oferecem o serviço de refeição fora do lar ainda é pequeno, não atinge sequer a casa dos dois dígitos em Fortaleza. No entanto, o chamado "Food Service" vem ganhando cada vez mais espaço no mercado e aderência por parte dos clientes. De acordo com a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), a expectativa é de que essa tendência duplique os números ao longo dos próximos anos.

Por utilizar ingredientes do próprio estabelecimento, a comida servida aos clientes se assemelha à caseira. 
Pesquisa realizada pela Gomes de Matos Consultores Associados na Capital constatou um novo perfil de público que hoje opta por realizar suas refeições fora de casa. Enquanto as pessoas que moram sozinhas são responsáveis por uma fatia de 17,31% deste público, os que moram com os pais (33,17%) e os casados com filhos (33,65%) são maioria ao procurar pelo "Food Service". Já os casados sem filhos representam 15,87% do total.

"O padrão de qualidade de vida continua sendo almoçar em casa, porém, cidades como Fortaleza não te dão mais essa possibilidade. A mobilidade urbana é tão pequena que não dá tempo de comer em casa e voltar para o trabalho e continuar as atividades. As pessoas estão muito atarefadas e com pouca mobilidade", explica o consultor do portfólio de marketing da Gomes de Matos Consultores Associados, Alberto Mistrello.

Procura por comida caseira

O estudo aponta ainda que 64% dos entrevistados fazem duas ou mais refeições fora de casa e que 72% optam por este serviço por não ter como ir para casa no horário. O dado comprova a vontade e a procura do fortalezense por uma refeição caseira e com padrão de qualidade.

"O maior desejo das pessoas seria almoçar em casa, mas não é possível. A gente tira a conclusão que o tipo de alimentação procurada é a do nosso dia a dia, que é aquela para se sustentar. É preciso ser a nossa comida, a cearense. O baião, paçoca e carne de sol, nada sofisticado", opina.

Melhorias

Dos entrevistados, 32% fazem suas refeições em supermercados devido à variedade do cardápio oferecido, entretanto, este fator é um dos que precisam ser melhorados nos estabelecimentos, na opinião de 21,24% dos participantes. "Quando um cliente compara um supermercado com um restaurante profissional, embora a variedade tenha saído na pesquisa como um dos itens responsáveis por atraí-lo, ele quer mais. Quer variação maior de salada, por exemplo quer a diferença que o líder de segmento (restaurante) tem", afirma Mistrello.

Outro fator a ser melhorado, para os consumidores, é o atendimento (27%). Conforme Alberto, muitas pessoas reclamaram da falta de agilidade na hora do pagamento, visto que, muitas vezes, a conta é paga em um caixa reservado apenas para este tipo de serviço.

"O que já atraiu o cliente foi a velocidade. Por ser self-service, é o serviço é mais ágil. Temos que aprimorar isso. Apesar da concorrência maior ser o restaurante, a busca pelo supermermercado se dá pelo fato de ser mais rápido e prático", avalia o presidente da Acesu, Severino Ramalho Neto.

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