28 de outubro de 2013

FÓRMULA 1 Lugar no Olimpo

Alemão Sebastian Vettel vence GP da Índia e se consagra como o mais jovem tetracampeão da categoria, aos 26 anos

O alemão Sebastian Vettel conquistou neste domingo o tetracampeonato consecutivo na Fórmula 1 com mais uma vitória na temporada de 2013. O piloto da Red Bull precisava apenas de um quinto lugar para garantir a conquista, mas fez muito mais ao ganhar o GP da Índia, a 16ª das 19 etapas deste campeonato, realizado no circuito de Buddh.

A conquista antecipada ocorreu a três etapas do fim da temporada. O único rival que poderia atrapalhar o feito, o espanhol Fernando Alonso, não fez uma boa prova neste domingo e chegou com sua Ferrari em 11º

A vitória deste domingo foi a décima de Vettel na atual temporada, sendo a sexta consecutiva. E o triunfo na Índia confirmou o domínio impressionante da segunda metade do campeonato pelo alemão, que superou com facilidade a concorrência de pilotos que chegaram a almejar ao título nas primeiras provas da temporada 2013.

Com isso, Vettel chegou aos 322 pontos na temporada de 2013 da Fórmula 1 e não pode ser alcançado por mais nenhum piloto, mesmo que ainda restem três corridas para o encerramento do campeonato. Por isso, o alemão comemorou neste domingo o tetracampeonato consecutivo, feito que só havia sido alcançado pelo argentino Juan Manuel Fangio, entre 1954 e 1957, e pelo também alemão Michael Schumacher, que venceu cinco campeonatos seguidos entre 2000 e 2004. Mas Vettel é o mais jovem tetracampeão, com apenas 26 anos.

Além do título de Vettel, a RBR também se consagrou neste domingo como tetracampeã consecutiva do Mundial de Construtores, confirmando ser a equipe dominante da F1 nos últimos anos. Assim, a equipe igualou os feitos de McLaren e Ferrari, únicas equipes que já haviam sido tetracampeãs em sequência, entre 1988 e 1991 e 1999 e 2002, respectivamente.

Caminho aberto

Neste domingo, a possibilidade da conquista de mais um título por Vettel ser adiada nunca foi real, pois o espanhol Fernando Alonso, único piloto que ainda tinha chances matemáticas de ser campeão, teve problemas logo no começo da prova e nem conseguiu somar pontos no GP da Índia - foi o 11º colocado.

A vitória de Vettel, porém, chegou a estar sob risco, pois o australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, adotou uma estratégia diferente que poderia lhe render o triunfo. Mas ele teve problemas com a sua Red Bull. Assim, abriu caminho para o triunfo de Vettel, o terceiro nas três edições já realizadas do GP da Índia e o 36º da sua espetacular carreira.

O pódio foi completado pelo alemão Nico Rosberg, da Mercedes, e pelo francês Romain Grosjean, da Lotus, que ficaram em 2º e 3º lugar, respectivamente. Já o brasileiro Felipe Massa, com um início e final de provas agressivos, foi o 4º colocado.

Classificação

Pilotos

1- S. Vettel (ALE/RBR) - 322 pontos
2 - F. Alonso (ESP/Ferrari) - 207
3 - K. Raikkonen (FIN/Lotus) - 183
4 - L. Hamilton (ING/Mercedes) -169
5 - M. Webber (AUS/RBR) - 148
6 - N. Rosberg (ALE/Mercedes) - 144
7 - R. Grosjean (FRA/Lotus) - 102
8 - F. Massa (BRA/Ferrari) - 102
9 - J. Button (ING/McLaren) - 60
10- P. Di Resta (ESC/Force India) - 40

Nenhum comentário: