10 de outubro de 2013

Em um mês, delegado sai da CGD e se torna secretário estadual da Pesca

Menos de um mês após ter sido nomeado como titular da Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD), o delegado aposentado da Polícia Civil, Francisco Sales de Oliveira, é hoje o titular da Secretaria da Pesca e Aquicultura. Indicado pelo DEM e tesoureiro da sigla, Francisco Sales afirma que nem chegou a tomar posse na CGD. “Quando fui nomeado, já havia essa possibilidade na Secretaria da Pesca”, disse.
A nomeação dele está publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 4 de outubro, onde consta que a nova função foi assumida desde o dia 1º. “Minha formação é policial, mas posso dizer que tenho perfil gestor. Sou gestor público há muito tempo”, afirmou Francisco Sales, que já foi secretário adjunto de Segurança Pública na gestão de Tasso Jereissati (PSDB), entre outros cargos. Segundo ele, o corpo técnico da Secretaria da Pesca será fundamental em seu trabalho. Francisco Sales fica na vaga que era de Ricardo Campos. Ricardo Campos era indicação do PRB, que, segundo o Blog do Eliomar, recusou em Brasília no último mês aliança com o Governo do Estado nas eleições de 2014 e, por isso, perdeu a indicação.
O nome de Francisco Sales como controlador geral de disciplina havia sido anunciado pelo próprio governador Cid Gomes (PSB), em coletiva de imprensa, no último dia 9 de setembro, juntamente com mudanças em outras oito secretarias de Governo. Ele assumiria a vaga deixada por Servilho Paiva, que foi nomeado, na mesma ocasião, titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
Nome mais próximo de Servilho Paiva, o delegado federal Santiago Amaral Fernandes, que era secretário adjunto da CGD, passou a responder pela pasta desde o dia 6 de setembro. Como adjunto, a CGD passa a ter o policial militar Frederico Sérgio Lacerda Malta.
Mais mudanças
Outras mudanças no segundo escalão do Governo foram publicadas nos últimos dias no DOE. Júlio Brizzi (PDT) deixou a secretaria executiva do Esporte e foi nomeado secretário executivo do Trabalho e Desenvolvimento Social, pasta que já tem à frente Josbertini Clementino, nome da confiança do presidente estadual do PDT, André Figueiredo. Já Aloísio Carvalho, que é indicação do PMDB de Eunício Oliveira, deixou de ser secretário executivo da SSPDS e ficou na vaga de Brizzi. 
Saiba mais
Na Secretaria da Cultura, a jornalista Ana Márcia Diógenes foi nomeada secretária adjunta e José de Anchieta Cunha, que era do Metrofor, passou a ser secretário executivo da pasta. Na Fazenda, Sandra Machado, que era auditora fiscal na pasta, foi nomeada secretária executiva. Na Segurança Pública, Servilho de Paiva, logo após nomeação anunciou os novos comandos da Polícia Militar (Cel Lauro Carlos de Araújo Prado), Civil (Raimundo Andrade Júnior) e do Corpo de Bombeiros Militar (Cel João Carlos de Araújo Gurgel).

Nenhum comentário: