1 de outubro de 2013

Cid Gomes se esquiva de vaga em Ministério: 'Desejo passar uma temporada fora'

O chefe do executivo ainda revelou que tem esperança na desistência da candidatura de Eduardo Campos à presidência.

Após ter o nome ventilado nos últimos dias como um possível candidato a ocupar um dos ministérios no governo de Dilma Rouseff, o governador Cid Gomes reiterou o desejo de ocupar posto no Banco Interamericano de Desevolvimento (BID) após o fim do seu mandato. O governador foi o entrevistado doPrograma Roda Viva, da TV Cultura, desta segunda-feira (30).

Chefe do executivo se sentiu traído por lideranças do PBS.
"Eu quero concluir o meu mandato e, na sequência, ir para o Banco Interamericano de Desevolvimento. Desejo passar uma temporada fora. É melhor dizer assim do que recusar [o ministério]", respondeu Cid sobre possível convite de Dilma.
Em relação a Leônidas Cristino, aliado de Cid que é titular da Secretaria dos Portos, o governador se omitiu de tomar uma decisão sobre a entrega do cargo. "A Dilma quer manter o Leônidas, mas eu deixei a decisão nas mãos dele. Eles terão uma reunião para decidir isso. A presidente chegou a pedir para eu indicar nomes, mas eu não quis", revelou Cid Gomes.
Penso que o Eduardo não vai ser candidato, diz Cid
O chefe do executivo estadual foi taxativo ao ser questionado sobre o seu apoio a Dilma Roussef na disputa eleitoral pela presidência em 2014. "Tenho absoluta convicção que a Dilma é o melhor para o Brasil", disse. Acerca de Eduardo Campos, possível rival da petista em 2014, Cid declarou: "Penso que o Eduardo não vai ser candidato. Ele não reúne o mínimo de condiçõesobjetivas para ser candidato".
Durante a entrevista, o governador relembrou o episódio em 2010, quando seu irmão Ciro Gomes era o nome do PSB para a presidência e abdicou da candidatura em prol do fortalecimento do partido. "Há 4 anos houve a mesma coisa com o Ciro, mas ele preferiu se sacrificar para reforçar o partido. Ele tinha 18% [de intenções de voto] nas pesquisas. O Eduardo tem 4%", reiterou.
Cid disse que o momento crucial da sua saída do PSB ocorreu após o convite dos líderes do partido à ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para uma disputa no cargo do governo em 2014. "Passou uma ideia de oportunismo", disse o governador.
Cid Gomes assumirá papel de magistrado em assembleia desta terça-feira
Sobre a decisão desta terça-feira (1), que dará o ultimato acerca da migração dos ex-filiados do PSB, o governador do Ceará disse que vai manter uma postura de magistrado. "Não devo decidir isso sozinho. O que nos mantém como grupo é compartilhar opiniões. A decisão será um exemplo claro de democracia direta", disse.

Nenhum comentário: