1 de outubro de 2013

45 brasileiros do Mais Médicos devem chegar hoje ao Ceará

Os médicos brasileiros começam a trabalhar em 27 municípios cearenses a partir de hoje. Já os profissionais estrangeiros chegam a Fortaleza para participar de treinamento que inicia na próxima segunda-feira.

A segunda fase do programa Mais Médicos tem início hoje com a chegada de 45 profissionais brasileiros em 27 municípios do Ceará. Com dez médicos, Fortaleza é a cidade que recebe o maior número. Todos os outros municípios recebem apenas um médico, com exceção de Crato (5), Caucaia (3), Beberibe (2), Jardim (2) e Quixeramobim (2).  
Fortaleza também recebe 200 médicos cubanos que iniciam treinamento na próxima segunda-feira. O módulo de avaliação tem três semanas de aulas sobre saúde pública e Língua Portuguesa. Os médicos aqui treinados vão para os estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Rio Grande do Norte, com início do atendimento previsto para novembro. O número de estrangeiros para o Ceará ainda não foi divulgado pelo Ministério da Saúde. Ao todo, 2 mil médicos cubanos desembarcam no Brasil para a segunda fase do programa. 

Brasileiros
Na manhã de ontem, prefeitos e secretários de saúde dos municípios beneficiados receberam instruções do Ministério da Saúde para preparar a chegada dos médicos brasileiros, que têm moradia e alimentação custeadas pelas prefeituras.

Apenas 14 dos 26 médicos lotados em Fortaleza permaneceram durante a primeira fase do programa. Doze dos que ficaram estão na Regional V, onde começam a trabalhar hoje os dez médicos recebidos na segunda fase. De acordo com Socorro Martins, secretária municipal da Saúde, a carência da cobertura da atenção básica em toda a Capital é de 110 médicos, com prioridade para as regionais VI, III, VI e I, respectivamente, em etapas futuras. Atualmente, Fortaleza tem 113 médicos pelo Programa de Valorização do Profissional na Atenção Básica (Provab).

Beberibe, a 83 km de Fortaleza, também enfrentou casos de desistências. Dos quatro médicos solicitados, um quis trabalhar apenas 30 das 40 horas semanais exigidas pelo programa e outro não se apresentou ao município. Segundo a prefeita Michele Queiroz (PMDB), a cidade aderiu ao programa por querer médicos que cumpram o contrato de até três anos nas localidades. Para a segunda fase, a gestora ainda não definiu se pedirá outros dois profissionais para substituir os desistentes.

Na Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Caucaia solicitou quatro médicos ao Ministério da Saúde. Segundo a coordenadora da atenção básica, Silvana Coelho, o primeiro profissional veio de Rondônia e já faz a diferença em uma unidade que estava sem médico há cinco meses. “A comunidade tem gostado, pois é um médico bem envolvido e que já começou a reunir grupos de idosos e de gestantes”, relata. Outros três começam a atender hoje, nos distritos de Tucunduba, Picuí e Parque Potira.

Segundo Odorico Monteiro, secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, os profissionais são bem recebidos nas localidades do Interior e têm boa adaptação. Além de disponibilizar médicos para unidades mais carentes, o Governo Federal investe mais de R$ 170 milhões na infraestrutura da atenção básica em todo o Estado. “Nenhum município cearense está sem obras na saúde”, afirma Monteiro. De acordo com ele, 690 unidades de atenção básica estão em reforma e 310 novos prédios serão construídos.
 
Estrangeiros
Um dos municípios a receber médico estrangeiro na primeira fase do programa foi Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, com a chegada do espanhol Eduardo Mesa junto com dois brasileiros. “Ele está se adaptando à língua e aos costumes, mas isso é uma questão de dias. Se o médico é comprometido com a população, ele tem uma receptividade muito boa”, avalia o prefeito Firmo Camurça (PR). Dos nove médicos solicitados ao Governo Federal, o município recebeu quatro – três na primeira fase e um na segunda.

Municípios que recebem médicos na 2ª fase do programa
Fortaleza – 10
Crato – 5
Caucaia – 3
Beberibe – 2
Jardim – 2
Quixeramobim – 2
Apuiarés – 1
Aurora – 1
Banabuiú – 1
Barro – 1
Camocim – 1
Campos Sales – 1
Croatá – 1
Icó – 1
Irauçuba – 1
Jijoca de Jericoacoara – 1
Maracanaú – 1
Maranguape – 1
Pedra Branca – 1
Redenção – 1
Saboeiro – 1
Salitre – 1
Santa Quitéria – 1
São Luís do Curu – 1
Trairi – 1
Umirim – 1
Várzea Alegre - 1

Nenhum comentário: