24 de junho de 2013

AO GOVERNO FEDERAL: Prefeitos têm pacote de pedidos

Antes do encontro com a presidente, os prefeitos se reúnem na sede da FNP para definir a pauta a ser discutida
No esforço de articulação política para responder às manifestações de rua, a presidente Dilma Rousseff (PT) convocou os prefeitos das capitais para reunião hoje, às 16h, no Palácio do Planalto.

Antes, liderados por José Fortunati (PDT), de Porto Alegre, e Fernando Haddad (PT), de São Paulo, eles discutirão, às 12h, na sede da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) a pauta a ser deliberada no encontro com Dilma.

Na ocasião, pretendem redigir detalhado balanço do saldo dos protestos em suas cidades e relacionar os pedidos que serão formulados ao governo federal.

Duas das antigas reivindicações da entidade, a contratação de médicos estrangeiros para atuar no País e a desoneração do transporte público, entraram na agenda de Dilma e foram listadas por ela em seu pronunciamento em rede de TV na última sexta-feira.

Além de Dilma, devem participar das conversas os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Saúde, Alexandre Padilha, da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, da Educação, Aloizio Mercadante, e das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, além do secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e do titular da Controladoria Geral da União, Jorge Hage.

A presidente também pretende se reunir com governadores nesta segunda-feira. Na sexta feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou em pronunciamento à nação que irá conversar nos próximos dias com prefeitos e governadores para um pacto de melhoria dos serviços públicos, um dia depois de manifestações levarem cerca de um milhão de pessoas às ruas de todo o País.

Democracia
A presidente Dilma Rousseff afirmou durante seu pronunciamento que os protestos mostraram a força da democracia brasileira, mas que uma minoria não pode manchar o movimento pacífico, em referência a episódios de violência vistos em algumas das manifestações.

Nenhum comentário: