8 de fevereiro de 2011

Presidente da AL quer criar Comissão Especial

Até o fim desta semana, as comissões técnicas da Assembleia já estarão definidas, afirma Roberto Cláudio

Uma assessoria especial de relações entre o Legislativo, Executivo e o Judiciário deverá ser criada pela Assembleia Legislativa para cuidar de uma agenda comum de temas de interesse do povo cearense. A proposta será discutida pela Mesa Diretora da Assembleia, ainda esta semana, informou o presidente da Casa, Roberto Cláudio, durante visita de cortesia que fez ontem ao Sistema Verdes Mares.
Roberto Cláudio disse que o Sistema Verdes Mares desenvolve uma função muito importante na nossa sociedade, inclusive com uma presença marcante no Legislativo. Como isso é muito importante para o controle social dos mandatos parlamentares e do próprio funcionamento da Casa, a ideia é aproximar a relação do Poder Legislativo com o Sistema Verdes Mares.

Projetos
Antes do encontro, informou a jornalistas que pretendia compartilhar algumas ideias e visões para os próximos dois anos, no sentido de otimizar os gastos de recursos, buscar eficiência e economia. Ainda esta semana, ele vai discutir com a Mesa Diretora mudanças administrativas, envolvendo funções e cargos na Universidade do Parlamento, uma segmentação na área de comunicação social da Casa, a criação da assessoria especial de relações entre Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como a composição e alterações no âmbito das comissões permanentes.
Roberto Cláudio disse que o propósito da atual Mesa Diretora é dinamizar ainda mais as atividades da Casa e para que isso ocorra pretende criar um conselho consultivo que integre todos os órgãos propositivos da Assembleia, como é o caso da Universidade do Parlamento, Conselho de Altos Estudos, Inesp e as comissões para que desenvolvam ações integradas, organizando, inclusive, debates de questões importantes para o Estado.
Também está nos planos do presidente da Assembleia a formação de um centro cultural integrando algumas das atividades que são desenvolvidas por equipamentos que dispõe como uma emissora de TV, uma rádio FM, o memorial e a biblioteca.
Enfim, quer transformar a Assembleia em uma agência que possa prestigiar os valores culturais cearenses. Tudo isso, adverte Roberto Cláudio, sem que a Assembleia perca a sua principal característica de uma casa de debates, de apoio à pluralidade e à diversidade.

Comissões
Até sexta-feira, todos os membros e presidentes das comissões técnicas da Assembleia Legislativa já estarão definidos. Foi o que informou o presidente Roberto Cláudio, para quem a parte mais difícil da formação das comissões já foi resolvido, a escolha dos presidentes de cada colegiado. Ele deixa claro que assim como a formação da Mesa Diretora primou por respeitar a representação conforme a proporcionalidade dos partidos, para as comissões foi utilizado o mesmo princípio.
Como já havia adiantado alguns deputados, o número de comissões irá aumentar. Roberto Cláudio pontuou que está decidido o desmembramento de dois colegiados, porém não quis adiantar quem serão os deputados que irão presidi-los.
Uma das mudanças será na Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais. O grupo se dividirá em dois, ficando uma comissão que tratará apenas de Agropecuária e outra que discutirá Recursos Hídricos, Minerais e Pesca, já que a Casa aprovou, no período extraordinário, mensagem do Governo criando uma Secretaria da Pesca.
A segunda alteração será na Comissão de Educação, Cultura e Desporto, ficando uma comissão apenas com o tema Educação e outra englobando Cultura e Desporto.

Nenhum comentário: