8 de fevereiro de 2011

PSDB - Postura nacional será sugerida no CE

A segunda maior bancada da Assembleia Legislativa, do PSDB, terá reunião na próxima semana. De acordo com o líder dos tucanos na Casa, deputado Moésio Loiola, a pauta do encontro está em aberto, mas adianta que deverá ser discutido a posição que o partido terá em relação ao Governo na atual legislatura. Será a primeira reunião da bancada desde o início dos trabalhos na Casa.
A situação dos tucanos no Governo segue parecida ao quadro formado na legislatura passada, quando deram apoio administrativo a gestão de Cid Gomes por mais de três anos. Assim como em 2006, eles não se coligaram ao partido de Cid Gomes e mais uma vez o governador chamou um dos deputados do PSDB para gerenciar uma pasta no Executivo. O deputado reeleito Gony Arruda (PSDB) aceitou o convite e hoje comanda a Secretaria do Esporte.
A única diferença é que desta vez o PSDB ensaia, desde o fim do ano passado, ser oposição na Assembleia. A bancada segue separada, pois enquanto uns defendem ser oposição outros são considerados governistas. Isso pode ser observado durante o período extraordinário, em janeiro passado, quando a Casa discutiu o projeto enviado pelo Governo que tratou de dispensa de licenciamento ambiental.

Posição

Moésio Loiola não definiu se irá cobrar fidelidade da bancada. Apenas disse defender que os deputados do PSDB na Assembleia sigam o mesmo posicionamento que o partido terá no Congresso Nacional, pontuando que está aguardando o direcionamento que Aécio Neves (PSDB) terá no Senado.
O tucano entende que se o seu partido quiser dá uma "oxigenada" é preciso seguir a linha de atuação de tucanos que estão se destacando no partido, sem deixar de receber as orientações dos decanos, como o ex-senador Tasso Jereissati. Fernando Hugo, um dos que na legislatura passada cobravam mais reuniões da bancada, pontua que pretende fazer na Assembleia oposição construtiva.

DN

Nenhum comentário: