15 de janeiro de 2015

Lançado novo edital do Programa Mais Médicos; 117 cidades cearenses serão atendidas

Ministério da Saúde (MS) lançou na tarde desta quinta-feira, 15, novo edital do Programa Mais Médicos, que passa a atuar em 1500 cidades brasileiras - 424 novas cidades. No Ceará, 117 cidades serão atendidas. Segundo levantamento do MS, atualmente do 14.462 médicos atuam no programa, 1.008 estão no Ceará.
A seleção abre a partir desta sexta-feira, 16, e os gestores dos municípios devem confirmar participação e solicitar novas vagas no sistema do Programa até o dia 28 de janeiro. O novo edital garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).
Os médicos terão até 29 de janeiro para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa.
Em nota de divulgação, o ministro da Saúde Arthur Chioro afirmou que a ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade aos municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. "A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura”, ressaltou o ministro.
Seleção 
De acordo como MS, os médicos brasileiros continuam tendoprioridade na seleção. A novidade é que, ao invés de uma, eles terãotrês oportunidades para escolher o município em que irão atuar. "Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes", detalha a nota.
Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.
No dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente. 
Critérios: ter título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade; experiência comprovada na Estratégia Saúde da Família; ter participado do Programa de Educação pelo Trabalho - PET (Vigilância, Saúde, Saúde da Família e Saúde Indígena); VER-SUS; do ProUni ou FIES. Como critérios de desempate serão considerados a maior proximidade entre o município desejado e o de nascimento e ter maior idade.
Incorporação do Provab
A incorporação de 100% das vagas do Provab pretende assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população. Segundo o MS, a integração deve ampliar os perfis de médicos participantes do Mais Médicos.
Além dos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, o programa também deve atrair os recém-formados, que geralmente se interessam pelo bônus de 10% na prova de residência, e os profissionais que decidirem por permanecer na Atenção Básica. O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 21 a 23 de janeiro.
Serviço
Mais informações em http://maismedicos.saude.gov.br 

Nenhum comentário: