27 de junho de 2014

Turistas já deixaram meio bilhão de reais no Ceará

Foram 237 mil pessoas nos quatro jogos da Copa do Mundo no Castelão, sendo 70% de turistas. Já a Fan Fest recebeu, em 13 dias, 350 mil pessoas. Os dados foram divulgados ontem por Governo e Prefeitura

Um total de 237.737 torcedores passaram pela Arena Castelão nos quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo em Fortaleza, o que representa uma plateia média de 59.434 por partida. Desse público, 70,25% ou 167 mil torcedores são turistas, que deixaram R$ 500 milhões na economia do Estado. Já a Fan Fest recebeu mais de 350 mil pessoas em 13 dias, com público médio de 25.500.

Os dados foram divulgados por Ferruccio Feitosa, titular da Secretaria Especial da Copa do Ceará (Secopa). Ele e outros representantes do Governo e da Prefeitura apresentaram balanço da Copa em Fortaleza ontem no Centro de Eventos. O titular da Secopa ressaltou que, para os seis jogos da Arena Castelão, estima-se um público de mais de 258 mil turistas, sendo que 150 mil são estrangeiros e 108 mil brasileiros de outros estados. “É um número cinco vezes maior que a Copa das Confederações”.

Entre os turistas que já passaram pelo Castelão nos últimos quatro jogos, 94.500 são estrangeiros e 72.509 são brasileiros de outros estados. “R$ 500 milhões é um incremento que o Estado recebe de forma imediata, devido aos recursos que esses turistas movimentam no comércio, serviços e passeios”. Ele também destaca que o Castelão foi classificado como excelente por 88,37% das opiniões registradas em avaliações na internet.

Recordes: Castelão, Fan Fest e Aeroporto
O recorde de público no Castelão ocorreu no jogo entre Brasil e México, com 60.342 torcedores. No mesmo dia, o Aeroporto Pinto Martins registrou 322 movimentações - entre pousos e decolagens. Em dias normais, o equipamento registra 140 a 150 movimentações. “Cerca de 29 mil pessoas desembarcaram sem atrasos”, diz Ferruccio. Na Fan Fest, o recorde foi de 68 mil pessoas, alcançado na última segunda-feira, quando o Brasil jogou contra Camarões em Brasília. 

Nas palavras da titular da Secretaria Extraordinária da Copa de Fortaleza (Secopafor), Patrícia Macêdo, para o jogo de domingo, Holanda e México, a chegada de um grupo com mais de 1.500 torcedores holandeses deverá aumentar as estatísticas. “A Prefeitura está em contato com a torcida organizada da Holanda, que vai fazer uma concentração, para o jogo de domingo, no Fan Fest e deverá se dirigir para o bolsão da Alberto Craveiro. Lá, vão fazer uma nova concentração e ir a pé, puxando a festa para o estádio”.

Nenhum comentário: