30 de junho de 2014

Convenção oficializa Camilo Santana candidato ao Governo

Image-0-Artigo-1647645-1

A candidatura do petista Camilo Santana ao Governo do Estado foi oficializada na manhã de ontem durante convenção coletiva do PROS, PT e outros partidos aliados à coligação liderada pelo governador Cid Gomes. Apesar de o evento marcar, em tese, a definição dos nomes que disputarão as eleições deste ano, ainda seguem indefinidas as vagas na chapa majoritária de vice-governador e senador. O grupo só vai bater o martelo hoje.
Realizada em um ginásio no Centro de Fortaleza, a convenção reuniu milhares de militantes de dezenas de partidos que compõem a aliança da situação, além de prefeitos e lideranças do Interior. O evento estava marcado para iniciar às 9h, mas apenas depois das 10h30 o governador Cid Gomes chegou ao local acompanhado da comitiva formada pelo candidato Camilo Santana, prefeito Roberto Cláudio e deputados aliados.
O nome de Camilo Santana já havia sido cogitado anteriormente para a sucessão estadual, mas ele não integrava a lista dos favoritos para o cargo, na qual só constavam pessoas do PROS. Como a candidatura dele foi confirmada somente sábado à noite, os banners de divulgação da campanha foram produzidos na madrugada de domingo, ilustrando uma foto do petista ao lado de Lula, Dilma, Ciro, Cid e Roberto Cláudio.
Frustrada
O deputado federal José Guimarães teve grande destaque no evento de ontem. Na calçada do ginásio, era possível visualizar alguns banners dele ao lado da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula, levando-se a supor que o material foi feito para uma campanha de senador, que acabou frustrada. Desde o ano passado, Guimarães tenta emplacar postulação ao Senado, mas seu nome enfrentou resistência dos partidos aliados. O deputado retirou, no último sábado, a candidatura de senador e indicou Camilo ao Governo para unificar a aliança.
Mesmo com um tom de unidade durante a convenção, ainda restaram arestas que não foram digeridas completamente por alguns líderes partidários. O encontro conseguiu reunir petistas que se posicionavam contra a aliança com o Governo Estadual, como os vereadores Guilherme Sampaio, Deodato Ramalho e Acrísio Sena, mas deixou de fora os militantes da corrente da ex-prefeita de Fortaleza Luizianne Lins.
Ausência
No palco do ginásio, dos cinco pré-candidatos do PROS, só não estava presente a ex-secretária da Educação Izolda Cela. O vice- governador Domingos Filho, que poderá ganhar uma cadeira no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM); o deputado Mauro Filho, que foi indicado para o Senado, e o ex-ministro dos Portos Leônidas Cristino, que vai se candidatar a deputado federal, mantiveram-se no palco ao lado de Cid e Camilo durante toda a solenidade.
A ausência do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, foi sentida na maior parte do evento. O parlamentar, que era um dos mais cotados para postular o Governo e tem relação estreita com o governador, ficou pouco tempo no palanque e não se posicionou, em nenhum momento, ao lado do candidato Camilo Santana. Algumas pessoas nem chegaram a ver se Zezinho Albuquerque teria ido mesmo à convenção, mas Ciro Gomes confirmou a presença do aliado. Ao presidente da Assembleia foi oferecida a vaga de vice-governador na chapa.
Reeleição
Dezenas de lideranças políticas apertaram-se no palco para apoiar a candidatura de Camilo Santana, entre eles o senador Inácio Arruda (PCdoB), que ainda fala na possibilidade de ser candidato à reeleição representando a coligação ligada ao Governo. Ao cumprimentar Cid Gomes, o senador ouviu do governador, numa resposta rápida, que só hoje eles se reuniriam.
Após o evento, o secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes, confirmou que a vaga do Senado será indicada pelo PROS, embora "não necessariamente um militante do PROS". Antes, seria o PT quem definiria o nome, mas com a candidatura do petista Camilo Santana ao Governo, essa prerrogativa ficou com o partido do governador.
Ainda de acordo com Ciro Gomes, o candidato que disputará o Senado pela chapa majoritária deveria ser um dos pré-candidatos do PROS, que abriram mão da candidatura para apoiar Camilo Santana. "(Um desses nomes) Poderá e deveria ser, na minha opinião, o senador", opina o ex-ministro. Sobre a possibilidade de ser Mauro Filho essa possibilidade, Ciro Gomes responde: "É um extraordinário nome, por exemplo".
Alguns candidatos a deputado estadual e federal aproveitaram o momento da convenção para empunhar bandeiras divulgando suas candidaturas e panfletar materiais de campanha. Antes da comitiva do governador Cid Gomes chegar ao encontro, um grupo de tambores recepcionava os militantes. Na parte de fora do evento, parte da rua ficou fechada para abrigar barracas com venda de bebidas e comidas. O PT montou, ao lado do ginásio, um stand para concentrar os filiados.

Nenhum comentário: