16 de abril de 2014

CLÁSSICO-REI Pela glória maior

Fortaleza e Ceará iniciam hoje a decisão do Campeonato Cearense 2014, com o Vovô lutando pelo tetra no centenário, enquanto o Leão busca um título que não vem desde 2010


Mais uma vez, os dois grandes rivais, Ceará e Fortaleza, que dividem a cidade na paixão dos torcedores, decidem o Campeonato Cearense. Às 22 horas desta quarta-feira, o Castelão será palco do primeiro jogo da final. A partida terá transmissão da TV Verdes Mares.
E como sempre o encontro entre os dois será cercado de expectativas, sonhos e muita ansiedade. Em se tratando de decisão, de um título em jogo, todos esses fatores se potencializam.
Os dois lados têm motivos para acreditar na conquista e, principalmente, sabem o valor dela para a sequência da temporada.
AAPara o Ceará, o título significa conquistar um tetracampeonato no ano em que comemora seu centenário, mantendo a hegemonia local e o predomínio contra o rival (o Alvinegro de Porangabuçu não perde há nove jogos para o arquirrival).
 
Além disso, a conquista pode embalar a equipe para a disputa da Série B, que já começa no próximo fim de semana, competição que na qual o Vovô reinicia seu sonho de retornar à elite do futebol nacional.
Além da rivalidade, o Fortaleza também tem suas fortes razões para buscar o título. Desde 2010 o Leão não ganha o Estadual e uma conquista agora serviria para quebrar a hegemonia do Ceará no Estado. Seria a estrada pavimentada para o Tricolor lutar em ambiente mais tranquilo por uma vaga na Série B em 2015. Um revés pode trazer sérios desvios ao bom trabalho na temporada até agora.
Parelhos
Se não bastasse a motivação que cerca o duelo, o equilíbrio deve ser a marca do duelo de gigantes. A campanha das duas equipes no hexagonal e a pontuação na classificação geral evidencia o acirramento do duelo.
Leão e Vovô disputaram palmo a palmo a liderança do hexagonal, com o Tricolor terminando na liderança com 21 a 19, graças aos dois pontos de bonificação que carregou da 1ª Fase. A campanha dos dois foi absolutamente igual: 10 jogos, cinco vitórias, quatro empates uma derrota, com saldo de 9 gols.
Enquanto o Tricolor chega com moral por ter revertido um placar adverso contra o Icasa nas semifinais (3 a 1 no PV), o Ceará também ganhou moral ao vencer o último Clássico-Rei (3 a 1, tirando a invencibilidade de 25 jogos do rival no Estadual). Também ultrapassou o Leão na classificação geral após as semifinais, chegando à decisão com a vantagem de dois resultados iguais.
Mistério
As formações iniciais de Fortaleza e Ceará para o jogo de hoje são um mistério. O Tricolor não terá Marcelinho Paraíba, suspenso, e seu substituto está entre Guto e Danilo Rios. No ataque, Waldison, com virose, também é dúvida, com Paulinho correndo por fora por uma vaga.
"Não teremos o Marcelinho. Ele é um líder, a voz do treinador em campo. Ele cadencia o jogo e chama a responsabilidade para si, mas vamos apostar na qualidade do nosso elenco", contou o técnico Marcelo Chamusca.
Já no Ceará, Ricardinho e Felipe Amorim são dúvida para a partida. Assim, o técnico Sérgio Soares pode armar uma equipe mais precavida, com o trio defensivo João Marcos-Amaral-Leandro Brasília. "Treinamos opções para a partida, se tivermos desfalques. Mas temos de superar tudo. Trata-se de um confronto importante, uma decisão, contra um time qualificado e que, para a gente, vale um tetracampeonato", finalizou o técnico do Ceará, Sérgio Soares.

Nenhum comentário: