6 de janeiro de 2014

Estudantes podem se inscrever no Sisu a partir desta segunda

A maior concentração de vagas está no Nordeste, com 40%. No Ceará, são ofertadas 8.437 vagas por meio do Sisu.

Os estudantes que querem concorrer a uma vaga de ensino superior nas 115 instituições públicas do paíspodem se inscrever a partir desta segunda-feira, 6, noSistema de Seleção Unificada(Sisu). A inscrição é feita exclusivamente pela internet e vai até às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira, 10. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e não tirou nota zero na redação.

Em 2013, mais de 5 milhões participaram das provas do Enem e, neste ano, o Ministério da Educação (MEC) oferta 171 756 vagas, o que significa crescimento de 33% em relação ao primeiro semestre de 2013, que possuía 129.279. Aumento também a quantidade de cursos , que em 2014 chega a 4.731, aumento de 26%. Segundo estatísticas da Veja, a maior concentração está no Nordeste , com quase 40% das vagas, seguido por Sudeste (28%), Sul (13%), Centro-Oeste (12,5%) e Norte (7%). 

Durante a inscrição, os estudantes poderão indicar até duas opções de cursos e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuem as melhores notas. No site do Sisu, é possível monitorar a nota de corte de cada instituição, campus, curso, turno e modalidade. Caso o candidato achar ache que tem mais chances de conseguir uma vaga em outra carreira, pode alterar sua inscrição, pois o sistema considera apenas a última opção indicada.

O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às vagas reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Pela lei federal de cotas, as instituições devem reservar pelo menos 25% das vagas do Sisu para alunos que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas.
Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com essa informação. 

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. A nota de corte é a menor para ficar entre os potencialmente selecionados. Ela é apenas uma referência para auxiliar o candidato a monitorar sua inscrição e não é garantia de seleção para a vaga ofertada.

Durante o período de inscrição, o candidato pode consultar a classificação parcial na opção de curso escolhido em seu boletim na página do Sisu. Essa classificação é uma referência e pode ser vista pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições.

Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e o resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.

Ceará
No Ceará, serão ofertadas 8.437 vagas por meio do Sisu no Estado do Ceará, para a Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

A UFC possui 6.378 vagas, 720 das quais para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), que é tutorada da UFC. O IFCE fica em segundo lugar na oferta de vagas para o Ceará, com 1.865. Já a UNILAB oferta 194 vagas no Campus de Redenção, 63 km de Fortaleza.

Como se inscrever
O estudante vai precisar do número de inscrição e da senha no Enem. Quem estiver sem esses dois números pode recuperá-los no site do exame. O estudante concorre às vagas disponíveis no Sisu com as notas no Enem, mas não é preciso tê-las em mãos no momento da inscrição. Quando o candidato insere no site o número de inscrição e a senha, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.






Após a confirmação dos dados, o estudante clica no campo “Fazer sua Inscrição” no site e é encaminhado para uma tela em que pode escolher até duas opções de curso. Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção". É possível pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso. 

Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Após clicar em "Escolher este curso" para continuar, o estudante deve confirmar os dados do curso que escolheu para concorrer no Sisu. Após conferir a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, é preciso clicar em “Confirmar minha inscrição”.

Na tela "Minha inscrição" o estudante confere a inscrição que acabou de fazer e pode alterar suas opções durante o período de inscrições. Apenas a última alteração será considerada. As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 7, 8, 9 e 10 de janeiro, a partir de 2 horas (horário de Brasília).

Cronograma do Sisu 2014
Início das inscrições: 6 de janeiro
Término das inscrições: 10 de janeiro 
Primeira chamada: 13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada: 17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada: 27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada: 31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera: 27 de janeiro a 7 de fevereiro

Nenhum comentário: