28 de janeiro de 2014

DUELO Benéfico à saúde

Conhecido como esporte de lazer, o frescobol é uma atividade física lúdica que pode ser praticada todos os dias, por que não? Seus benefícios são inúmeros ao corpo e a mente
O frescobol é um esporte que se joga com outra pessoa e não contra alguém, e o ambiente é a beira da praia. Essas são algumas das vantagens que o paulista e professor de inglês Rony Cohen, de 56 anos, vê na modalidade esportiva. Habitante de Fortaleza, há 3 anos, ele pratica o frescobol em prol de sua saúde, unindo lazer à necessidade de fazer um esporte.

Bola, raquete e praia é um convite ao bem-estar para Rony Cohen e Wagner Silva.
O encontro ocorreu após ficar 18 dias em coma por conta de complicações em uma cirurgia de hérnia de disco. "Quando saí do coma ainda passei quatro meses sobre uma cama de hospital. Parado por tanto tempo, tive a musculatura enfraquecida. Comecei a caminhar, mas só caminhar é muito chato. Um dia vi o Wagner Silva (professor de frescobol) na praia e me interessei. Faz dois anos".

No esporte, ele achou uma atividade física lúdica para se exercitar. Como sempre gostou de ir à praia, os dias que correspondem ao final de semana são os escolhidos, porém se surgir um horário disponível, Rony certamente estará na praia jogando frescobol. "No começo, as pessoas que sabiam não queriam jogar comigo, mas com a prática, isso melhorou".

A reabilitação física com o frescobol, benéfica a Rony, é esclarecida pelos efeitos do esporte, conforme o professor de frescobol, Wagner Silva, atuante há mais de sete anos. O especialista no esporte afirma que, além de terapêutico, aprimora os reflexos, a concentração, a coordenação motora e o condicionamento físico.

O educador físico e professor do curso da Universidade de Fortaleza (Unifor), Walter Cortez, reforça que, entre os benefícios, estão as tonificações musculares e a melhora do condicionamento físico envolvendo as capacidades aeróbias e musculares (força e resistência). "Ainda há grande melhora na agilidade e no tempo de reação, elementos que acabam sendo perdidos com o avanço da idade dos indivíduos e que, com certeza, poderão ser restabelecidos e aprimorados com uma rotina desse jogo".

No aspecto psicológico, Wagner pontua que o exercício é capaz de ensinar várias lições, tais como: explorar virtudes e nunca deficiências, estimular o companheirismo e o trabalho em conjunto, uma vez que procura-se acertar sempre e, geralmente, pede-se desculpas ao parceiro a cada erro cometido.

Nenhum comentário: