4 de dezembro de 2013

Solução perigosa

Definição dos potes da Copa terá sorteio preliminar para seleções europeias. Pelo sistema, até três campeãs mundiais podem ficar num mesmo grupo.

A Fifa tirou a última dúvida sobre a definição dos potes do sorteio dos grupos da Copa do Mundo do Brasil em 2014: uma das nove seleções europeias que não são cabeças-de-chave será sorteada para integrar um pote com equipes sul-americanas e africanas.

No sábado, o secretário-geral da Fifa, Jerôme Valcke, tinha revelado que cogitava duas alternativas, o sorteio preliminar (que acabou sendo aprovado) ou a colocação automática da França, seleção menos bem ranqueada entre as europeias que estarão no Mundial, no pote com representantes de outras confederações (solução descartada). “Vamos tirar do Pote 4 um europeu para o Pote 2. Queremos ter certeza de que teremos oito seleções por pote. Trata-se de um sorteio, não de escolher a equipe a dedo”, explicou Valcke ontem.

Nesta sexta-feira, logo antes do sorteio geral dos grupos, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Bósnia, Croácia, Rússia e França saberão se vão permanecer no pote 4, ou integrar o pote 2, com Chile, Equador, Costa do Marfim, Gana, Argélia, Nigéria e Camarões.

A seleção europeia sorteada para ficar no pote 2 terá a certeza de enfrentar na primeira fase um cabeça-de-chave sul-americano (Brasil, Argentina, Colômbia ou Uruguai), evitando assim o confronto com Espanha, Alemanha, Bélgica ou Suíça.

Nesta configuração, existe a possibilidade de haver um ‘supergrupo da morte’ com três campeões mundiais. Tudo depende do europeu que será incluído no pote 2, que poderá ser um campeão mundial, como Inglaterra, Itália ou França, ou equipe de menos tradição, como Grécia ou Bósnia. Ainda há a chance da criação de grupos fortíssimos, como, por exemplo, Brasil, Inglaterra, Itália e Estados Unidos. Ou Argentina, França, Holanda e México. Uma chave mais fácil para o Brasil teria Argélia, Irã e Bósnia.

A definição dos cabeças-de-chave foi baseada no ranking da Fifa de outubro, para não favorecer equipes que disputaram a repescagem (soma-se mais pontos com jogos oficiais do que com amistosos).

Para a definição dos outros potes, foi usado um critério geográfico, para evitar que os grupos possam apresentar a maior diversidade possível de continentes. Dois países de uma mesma zona de classificação não podem ficar na mesma chave, a não ser os europeus (são 13, para 8 grupos).

Nenhum comentário: