7 de dezembro de 2013

Policlínica não tem diferença das clínicas nos Estados Unidos, diz Cid em Tianguá

“Os equipamentos que estão instalados aqui, na policlínica regional em Tianguá, que vai atender toda a população da Serra Grande, na Ibiapaba, com a realização de exames são os mais modernos do mundo. “Não tem nenhuma diferença das clínicas lá nos Estados”, disse o governador Cid Gomes durante a inauguração da 15º policlínica regional, em Tianguá, na noite da última sexta-feira, 6. Em equipamentos e obras, o governo do Estado investiu R$12.970.258,96. Entre os equipamentos, o governador destacou o tomógrafo computadorizado, o mamógrafo, os aparelhos de eletroencefalograma, endoscopia, colonoscopia, audiometria. Ele, acompanhado de centenas de moradores e do secretário da saúde do Estado, Ciro Gomes, visitou as salas de exames, testando, com a ajuda dos profissionais, um a um os equipamentos.

Agora, com a nova policlínica regional, que fica na Rodovia CE 187, Centro de Tianguá, além dos exames especializados, a população dos municípios de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará,que formam a 13º Região de Saúde, não precisa mais descer a serra para terem consultas com médicos especialistas. Lá, haverá atendimento em 13 especialidades da medicina: clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia, ginecologia, mastologia, urologia, gastroenterologista, traumato-ortopedia, angiologia, endocrinologia e neurologia. Receberão atendimento ainda com especialistas em outras áreas, entre elas fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia e terapia ocupacional. As consultas são com hora marcada de segunda a sexta-feira, através de agendamentos e encaminhamentos feitos pelos oito municípios.

Consórcio público

A policlínica não é diferente apenas pelo nível de assistência especializada que o governo do Estado traz para região nem pela tecnologia de ponta e arquitetura moderna, que chama a atenção de quem passa pela Rodovia CE 187, Centro de Tianguá, onde está localizada. "Há duas coisas que também diferenciam a policlínica. Uma diferença está no modelo de gestão, que é de consórcio público de saúde, em que cada município da região bota um tantinho de dinheiro proporcional a população, que juntos ainda com o governo do Estado somam um tantão para o custeio mensal da policlínica", afirmou o governador. A outra diferença, conforme destacou Cid Gomes, "está no jeito de contratar os profissionais que trabalham através de seleção pública, com todos tendo o compromisso de tratar bem e com respeito a população¨. No entanto, disse o governador, ¨o maior diferencial está em ofertar à população, principalmente às pessoas mais pobres, o melhor serviço público de saúde do Brasil".

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, presente na inauguração, afirmou que ¨o que o governador está fazendo no Ceará está provocando inveja, deixando o sul do país com dor de cotovelo”. Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Zezinho Albuquerque, falou que “Cid Gomes está transformando os sonhos do Ceará em realidade, com a construção da melhor rede de saúde do país”. O prefeito de Tianguá, Jean Azevedo, disse que “o Ceará está deixando de ser conhecido lá fora apenas pelas suas belezas naturais. O governador está transformando nosso Estado também na terra de grandes oportunidades, com a modificação da qualidade vida da população”.

A viúva Ofélia Portela do homenageado com o nome da Policlínica Dr. Francisco Edvaldo Coêlho Moita participou da inauguração. Participaram ainda os deputados federais, Aníbal Gomes, e Antônio Balhmann, e os deputados estaduais Dedé Teixeira e Gony Arruda, e o superintendente da rede de Apoio à Gestão das Unidades da Sesa, Lineu Jucá, e a diretora da policlínica, Cristiana Façanha.

Nenhum comentário: