15 de novembro de 2013

Governador anuncia edital para concurso

Por meio do Facebook, também foi divulgada convocação de 142 agentes penitenciários para trabalhar em quatro unidades.
O governador Cid Gomes (Pros) fez ontem, por meio de sua página no Facebook, três anúncios referentes ao efetivo da Segurança Pública. Será publicado edital, no começo da próxima semana, para realização de concurso para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva dos cargos de tenente e soldado do Corpo de Bombeiros Militar e tenente da Polícia Militar (PM). Segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), devem ser contratados 30 oficiais dos Bombeiros, sendo três mulheres; e 200 oficiais da PM - 180 homens e 20 mulheres. O edital contemplará a seleção de 270 soldados dos Bombeiros, sendo 14 vagas (5%) para mulheres. Também foi anunciado o novo edital de convocação para o curso de formação dos soldados da PM. Devem ser chamadas 1.100 pessoas. Segundo a SSPDS, foi “necessário o envio de uma mensagem de lei para a Assembleia Legislativa, cuja análise e aprovação deverá acontecer na próxima semana”. Essa é a terceira convocação do concurso e o curso dura no mínimo seis meses. Para Flávio Sabino, presidente da Associação dos Cabos e Soldados do Corpo de Bombeiros e PM, a expectativa é que parte desses 1.100 soldados possa ser encaminhada para o Interior. “Algumas cidades de 40 mil habitantes têm apenas três homens para realizar a segurança. É um efetivo insuficiente”, diz Flávio.
Segundo o presidente da Associação de Praças da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Pedro Queiroz, o edital para o Corpo de Bombeiros é uma demanda antiga. “Existe um déficit grande. Ano passado foram prometidas vagas. Não sei o motivo para demorar tanto. O Estado deixou que muitas vidas fossem ceifadas por falta de socorro”, lamenta.
Agentes penitenciários
O governador também anunciou pela Internet ontem a convocação imediata de 88 agentes penitenciários. Eles serão divididos entre o novo Centro de Triagem, em Caucaia; o Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) Regional Norte, em Sobral; e o GAP Regional Sul, em Juazeiro do Norte. Em dezembro, outros 54 serão convocados para trabalhar na Cadeia Pública de Juazeiro do Norte - totalizando 142 convocações. De acordo com informações da Secretaria da Justiça (Sejus-CE), os futuros agentes são provenientes de concurso público efetivado em março último - quando outros 800 candidatos foram chamados. Com o acréscimo de 142 pessoas, o Ceará totalizará 1.544 agentes penitenciários.
Para Valdemiro Barbosa, presidente do Sindicato dos Agentes e Servidores do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp-CE), os novos agentes serão um reforço, mas ainda existe um déficit de pelo menos 2.500 homens na área. “Temos cerca de 1.500 agentes. Dividindo pelos quatro plantões diários, ficam apenas 375. No Ceará, são mais de 14 mil detentos apenas no regime fechado. E a recomendação da Organização Internacional do Trabalho é um agente para cada cinco presos”, indica.

Nenhum comentário: