18 de outubro de 2013

Cid viaja a Israel para fechar acordos

Acordo para instalar fazenda modelo, convênio com a Cagece e empresa de biotecnologia na pauta
Uma comitiva do Governo do Estado, incluindo o governador Cid Gomes, parte amanhã para Israel, onde firmará dois memorandos de entendimentos com o governo do país e manterá negociações com empresários.

A principal agenda a ser realizada envolve o fechamento do acordo com o Ministério da Economia local, para a instalação de uma fazenda modelo, chamada de ´demonstration farm´, em Quixeramobim, que receberá equipamentos e treinamento de técnicos israelenses com o objetivo de implantar novas tecnologias na agricultura e pecuária cearenses. O presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adece), Roberto Smith, participará da comitiva, e diz estar empolgado com o projeto, que tem o objetivo de reproduzir experiências tecnológicas exitosas no Ceará. "A fazenda será uma experiência de pesquisa, onde agricultores cearenses, especialmente os mais jovens, mais abertos a mudanças, terão acesso à assistência técnica com base tecnológica", afirma.

Em meio à seca que assola o sertão cearense, o governo do Estado está indo buscar em Israel, - país com grandes áreas desérticas, a mais elevada tecnologia de irrigação, - experiências inovadoras para o semiárido nordestino.

Segundo ele, a Adece já discute o projeto com o Ministério da Economia de Israel há dois anos.

"O semiárido precisa ser trabalhado em ações tecnológicas, com respeito ao meio ambiente. Israel já possui uma ´demonstration farm´ em um país da Ásia, e agora estará implantando aqui", reforça. Israel, por meio do acordo, irá disponibilizar equipamentos e propiciar cursos em áreas como irrigação, caprinocultura, entre outras.

Perspectiva
"Eles estão interessados nisso porque envolve interesses da economia, porque abre perspectivas de entrada de produtos de lá aqui, além da possível vinda de indústrias para cá", esclarece.

Smith acrescenta que uma representante do Banco Mundial já mostrou o interesse da instituição de fomento em se agregar também ao empreendimento, podendo entrar na parte financeira do projeto. "Quando eu voltar, vou me reunir com ela para tratar do assunto", disse.

Também após a assinatura do memorando será detalhado o cronograma da ´demonstration farm´ em Quixeramobim. A fazenda em que essa unidade será instalada pertence à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce).

Cooperação
Outro memorando a ser assinado em Israel é referente a um termo de cooperação técnica entre a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) com a Agência das Águas de Israel (Mekerot). De acordo com o presidente da Cagece, André Facó, que integrará a comitiva, o termo será para uma troca de experiências na área de saneamento. No caso local, há um interesse em adquirir conhecimentos na área de reúso de água, atividade bastante desenvolvida em Israel. A assessoria de imprensa da Cagece detalha que "o acordo visa formalizar a intenção das duas empresas em possibilitar a execução de ações conjuntas com vistas ao desenvolvimento e implementação de serviços de água, esgoto e projetos.

O convênio prevê, entre outras iniciativas, o desenvolvimento de avançados projetos no setor de abastecimento de água e esgotamento sanitário nos respectivos Estados, utilizando moderna tecnologia e avançadas técnicas na exploração dos recursos hídricos existentes".

A Cagece destaca ainda que "ambas as empresas têm habilidades distintas no setor de saneamento e enfrentam desafios semelhantes em função das condições geográficas e climáticas das regiões onde estão localizadas. O convênio, que terá vigência de cinco anos, proporcionará uma valiosa troca de experiência entre as duas companhias." A comitiva fará ainda visita à empresa israelense Protalix Biotherapeutics, que produzirá medicamento de base biotecnológica no Polo de Saúde do Eusébio, em parceria já acertada com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Comitiva participa de evento de tecnologia
A agenda da comitiva cearense no país do Oriente Médio inclui ainda a participação na Watec Israel 2013, que é uma conferência e exposição internacional com foco em tecnologias de água, energia renovável e controle ambiental, a ser realizada em Tel Aviv no período de 22 a 24 de outubro de 2013.

"Eu já estou sendo sondado por vários empresários israelenses com os quais mantenho contato, nas áreas de irrigação e desenvolvimento tecnológico de espécies vegetais. No encontro, devemos conversar e ver possíveis negociações", informou o presidente da Adece, Roberto Smith.

Além do governador e dos presidentes da Adece e da Cagece, o grupo será formado também pelo o titular da Assessoria para Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Hélio Leitão. A volta da comitiva está programada para ocorrer na próxima quinta-feira (24).

Fiec leva representantes
Além de representantes do governo, um outro grupo liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) também irá a Israel no mesmo período para tratar de negócios e parcerias com universidades e empresas de lá. 

Nenhum comentário: