8 de junho de 2013

Ceará é o terceiro Estado do País em inscritos no Enem

Um total de 495.088 candidatos se inscreveu no Exame Nacional, enquanto em 2012 foram 345.004
O número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Ceará, aumentou 44% em relação aos registros do ano passado para 2013, de acordo com dados do Ministério da Educação (MEC). Dessa forma, o Estado teve o terceiro maior crescimento no País, sendo superado apenas pelo Amapá, que teve um crescimento de 63%, e Tocantins, com 45%.

O número de inscritos no Ceará perde apenas para o Amapá, que teve um crescimento de 63%, e Tocantins, com 45%. Neste ano, as provas do Exame serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 e 27, com início às 13h.
Ao todo, neste ano, no Amapá, foram realizadas 41.912 inscrições e, em 2012, esse número era de 25.773. Em Tocantins, a quantidade subiu de 39.803, no ano passado, para 57.522 agora em 2013. No Ceará, 495.088 candidatos se inscreveram no Exame Nacional, enquanto em 2012 foram 345.004.

Além disso, o Ceará obteve um crescimento de 65%, em relação a 2012, no número de candidatos inscritos na busca da certificação de conclusão do ensino médio. Esse foi o maior aumento de todo o Brasil. O segundo maior crescimento aconteceu no Amapá, com 52%. Em terceiro ficou o Paraná com um número 49% maior do que o registrado no ano passado.

No total, a edição 2013 do Enem tem 7.173.574 inscritos confirmados, superando o total de 5.791.290 confirmados em 2012. Desse montante, 784.830 farão a prova para receber a certificação do ensino médio.

Mecanismo

Para professor associado da Universidade Federal do Ceará (UFC) e pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Wagner Bandeira Andriola, esse crescimento revela que o mecanismo do Enem aumenta as chances de jovens que antigamente não vislumbravam conseguir entrar na UFC. "Houve uma democratização do ingresso desses jovens na Universidade Federal", afirmou.

Outro fator destacado pelo professor é que esses números mostram o reconhecimento, por parte dos estudantes, da qualidade da UFC. "Nas últimas semanas, a Universidade alcançou lugares de destaque em rankings internacionais".

Ele acrescentou que será necessário que todo o corpo docente daquela instituição de ensino pense em nos novos desafios devido a essa grande demanda. "Serão desafios de gestão, acadêmicos e de assistência aos novos estudantes", frisou.

Andriola comentou que essa procura elevada resulta em um sentimento de orgulho para professores e diretores da Universidade. Dessa forma, agora, eles vão procurar aumentar o foco na qualidade do ensino e formação.

Segundo a integrante da assessoria especial do Enem, da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), Gilvana Linhares, 193 mil alunos da rede estadual de ensino se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano. "Temos esse número representativo porque os alunos veem a possibilidade de passar no Enem e, por isso, fazem questão de participar".

Com o objetivo de que esses jovens acreditem neles mesmos, explicou Gilvana, eles participam do "Enem, chego junto, chego bem". Esse programa trabalha em seis linhas, como motivação, preparação e ingresso na instituição de ensino.

"Nos últimos anos, tivemos um crescimento de ingressos nas universidades, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os outros estudantes observam isso e se sentem motivados a também tentar. Por isso, conseguimos que 93% dos nossos alunos se inscrevessem no Exame", avaliou a integrante da assessoria especial do Enem.

Provas

As provas do Exame serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 e 27, com início às 13h, horário de Brasília. Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

Candidatos

44% foi o aumento registrado pelo Ministério da Educação no número de estudantes inscritos, no Ceará, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

58 mil se inscreveram no Enem em busca da certificação de conclusão do ensino médio. No ano passado, esse número foi 35.296, portanto houve um aumento de 65%.

Nenhum comentário: