28 de maio de 2013

Mais de 400 mil de cearenses inscritos

Mais de meio milhão de pessoas se inscreveram em um período de menos de sete horas, entre as 11h20 e as 18h

Brasília. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) chegou a 7.105.903 de candidatos inscritos na noite. O Ceará alcançou mais de 400 mil inscritos, segundo balanço de informações do Ministério da Educação. As inscrições terminaram às 23h59 de ontem.

Na madrugada de ontem, o site do Enem exibiu mensagem de que as inscrições estavam encerradas. O MEC disse que o problema foi resolvido.

Na parcial geral divulgada a tarde São Paulo já tinha 1.030.658 inscritos no Enem 2013. O segundo estado com o maior número de inscrições era Minas Gerais, com 564.401, seguido do Ceará, com 393.454, do Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos, e da Bahia, que tem 377.759 inscritos.

O aluno tem até amanhã para pagar a taxa de inscrição, de R$ 35. Em 2012, foram 6,4 milhões de inscritos, mas o número que caiu para 5,79 milhões após o fim do prazo para pagamento. A isenção da taxa de inscrição é garantida a concluintes do ensino médio da rede pública e a estudantes cuja família tem renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Na madrugada de ontem, o site do Enem exibiu mensagem de que as inscrições estavam encerradas, o que provocou confusão. De acordo com o Ministério da Educação, a falha durou cerca de 15 minutos e, nesse período, era possível fazer a matrícula. Entre a 0h e a 1h de ontem, pouco mais de 8.200 pessoas se inscreveram.

Ontem, o MEC indicou que mais de meio milhão de pessoas se inscreveram em um período de menos de sete horas, entre as 11h20 e as 18h. As inscrições terminaram às 23h59. O prazo não será prorrogado, segundo o Ministério da Educação.

O MEC registrou ontem uma média de 700 inscrições por minuto. O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reconheceu a falha ocorrida na página de inscrições do Enem pela internet e esclareceu que o problema já teria sido solucionado.

"Foi um problema pontual, específico no cadastramento. Nesse momento, não temos dificuldade alguma no sistema. Tudo está funcionando normalmente", disse Mercadante, que participou ontem de um evento organizado pela Fundação Roberto Marinho no parque Jardim Botânico, na zona sul do Rio.

De acordo com o ministro, o governo comemora o recorde demais de 7 milhões de estudantes inscritos. "É como no caso do Imposto de Renda. Muita gente deixou para enviar na última hora", comparou o ministro.

Problema

Alguns estudantes que tentaram acessar o site do Enem por volta da meia-noite se surpreenderam com a mensagem de que as inscrições estavam encerradas.

De acordo com relatos postados no Twitter, ao entrar na página de inscrição do Enem havia uma mensagem no botão de inscrição de que o prazo havia sido encerrado. O problema aconteceu pouco depois da meia-noite e, segundo a assessoria do Ministério da Educação, durou cerca de 15 minutos.

A estudante Bárbara Marinho, 18, conta que tentou fazer a inscrição por volta da 1h, mas, ao ver no site a mensagem dizendo que o prazo havia terminado, desistiu.

"Mais tarde minha tia me disse que ainda não tinha encerrado, que era apenas um erro no site", diz a estudante, que mora na Paraíba. Ela só fez a inscrição durante a amanhã de ontem. 

Nenhum comentário: