28 de maio de 2013

EM 2012 Capitania aponta cinco mortes em naufrágios

Buscas por tripulantes do barco que naufragou na semana passada continuam, enquanto as famílias são informadas

O Naufrágio da embarcação ´Peralta´, na última segunda-feira, 20, no município de Acaraú, a 253 km de Fortaleza, foi o primeiro acidente do tipo registrado em 2013 no Ceará. Porém, no ano passado, cinco embarcações afundaram no litoral do Estado, com cinco pescadores mortos, além de nove desaparecidos. No incidente em Acaraú, três dos cinco tripulantes permanecem desaparecidos, pois dois já foram encontrados.

Acidente ocorrido no litoral de Acaraú é o primeiro registrado neste ano, segundo a Capitania dos Portos, mas ainda não teve desfecho, pois três dos cinco pescadores permanecem desaparecidos Foto: Natinho Rodrigues
A Capitania dos Portos do Ceará informou, ontem, por meio de nota, que a Marinha do Brasil, a Força Aérea Brasileira e a comunidade marítima da região realizaram grande esforço nas mobilizações à procura dos pescadores. As buscas permanecem.

De acordo com a Capitania, todo o litoral de Acaraú até o Delta do Rio Parnaíba e parte do Estado do Piauí foram varridas visualmente e por equipamentos de última geração, tanto por meios navais e aéreos, e nos turnos diurnos e noturnos. Segundo o capitão-tenente José Reginaldo Diniz, agente da Capitania dos Portos em Camocim, está mantida a divulgação junto às colônias de pescadores do litoral cearense acerca do fato, assim como as buscas pela área de praia da região por equipes de inspeção naval, em conjunto com a Polícia Militar do Ceará e a Capitania dos Portos do Estado do Piauí (CPPI).

Ainda no dia 21 de maio, foi promulgado Aviso aos Navegantes para que todas as embarcações de pequeno e grande porte em deslocamento pela região estejam em alerta, e caso tenham informações sobre o fato, comuniquem a Marinha do Brasil.

Resgate
O mestre da embarcação, Cássio Paulo dos Santos, 27, foi resgatado no dia 21 e internado no Hospital Dr. Moura Ferreira, em Acaraú, onde teve alta na manhã do último sábado, 25. Já Luis Carlos do Carmo, 38 anos, segue internado, mas, de acordo com as informações da assessoria de imprensa da Capitania dos Portos, passa bem. Os pescadores Abedias Leocardio da Silva,58, Gabriel Paulo dos Santos, 25, e Antônio Batista de Sousa, 50, continuam desaparecidos. A Capitania mantém as famílias informadas sobre os trabalhos de buscas.

Nenhum comentário: