24 de setembro de 2012

Como melhorar o desempenho da rede Wi-Fi

Veja como otimizar o uso da sua rede sem fio, que hoje conecta uma grande variedade de dispositivos no lar
O roteador pode ser ajustado com configurações voltadas para o perfil dos usuários a casa conectada à internet, disponível para acesso em todos os cômodos e com os mais diversos dispositivos - do computador de mesa no gabinete ao tablet e à smart TV na sala de estar - é hoje uma solução simples e acessível, sem precisar espalhar fios pelos local, graças aos roteadores Wi-Fi. Mas nem todos os usuários sabem quais são as melhores condições de localização do equipamento ou de configuração para oferecer uma melhor conectividade dentro do lar. O roteador Wi-Fi funciona como um transmissor de ondas de rádio que conduzem no ar o acesso à internet e disponibiliza este sinal, sem fio, para computadores e demais dispositivos dotados de receptores Wi-Fi (muitas vezes com antena embutida, como acontece com notebooks, tablets e smartphones). Para que o roteador wireless jogue o sinal da internet no ar, ele deve estar conectado à rede (por meio de um cabo que geralmente vem do modem fornecido pelo provedor de internet).O primeiro passo para quem quer tirar o melhor proveito desse tipo de equipamento é definir o tipo de tráfego mais utilizado no ambiente doméstico. Para usuários que utilizam serviços de vídeo sob demanda (streaming) - como o acesso a filmes online do Netflix e YouTube -, que gera um tráfego de dados maior e mais intenso, a dica é adquirir um roteador com padrão Wi-Fi “802.11n dual-band”. Esta tecnologia permite que o aparelho transmita o sinal da internet simultaneamente em duas frequências (2,4GHz e 5GHz), atingindo velocidades até cinco vezes maior e uma distância até três vezes superior aos 100 metros do alcance do que o padrão 802.11g. Uma novidade que começa a chegar ao mercado são os roteadores 802.11ac. Eles atingem velocidade de até 1,3GB por segundo (quase três vezes mais rápida do que o padrão 802.11n).
Descongestionamento
Para que o leitor possa entender melhor, o avanço trazido pelos roteadores “dual-band” é semelhante à solução de tráfego de automóveis nas grandes cidades: é como se fossem abertas duas largas avenidas para solucionar o congestionamento de carros que passam em uma única rua estreita. Os roteadores e aparelhos de rede - incluindo os computadores com acesso Wi-Fi - à venda nos últimos anos, já têm suporte ao padrão 802.11n (inclusive a padrões mais recentes que este), que possibilita o uso do recurso “Mimo” (Multiple-input and Multiple-output), que é a transmissão sem fio com múltiplas antenas na transmissão e na recepção.Para ambientes com muitas paredes, no entanto, os roteadores que operam na frequência de 2,4GHz (padrões 802.11b e 802.11g e alguns 802.11n) oferecem um melhor alcance do sinal de internet do que aqueles que operam em 5 GHz (802.11a e alguns 802.11n). A desvantagem é a menor velocidade de transferência de dados nessa faixa. Outro “porém” é que a frequência de 2,4 GHz é a mesma utilizada na comunicação via Bluetooth. Se o usuário utiliza dispositivos com alguma aplicação via Bluetooth, o uso dessa frequência pode sofrer interferência. As vantagens e desvantagens de cada faixa de frequência demonstram que, em todos os casos, é melhor o usuário optar por um roteador que atue de acordo com o padrão 802.11n, que está habilitado para ambas os espectros.
Prioridades
Os roteadores mais modernos também contam com um recurso, chamado “QoS” (Quality of Service), que define prioridades de uso da conexão para alguns programas e aplicações que os usuários mais utilizam em sua rede sem fio doméstica. Por exemplo, o usuário pode manter um ligação telefônica via internet pelo Skype sem problemas de conexão enquanto outra pessoa, utilizando a mesma rede, assiste a um vídeo do YouTube em outro cômodo da casa ou, ainda, outro usuário faz o download de um filme.Os roteadores já vêm de fábrica com alguns ajustes que priorizam os programas mais populares, dedicando a cada um deles uma largura de banda adequada. Isso é feito ao determinar nas configurações do roteador um número de porta TCP/IP apropriada para cada programa que gera tráfego. O usuário pode acrescentar ou remover programas nessa lista, fazendo os ajustes da porta escolhida para cada aplicação na configuração do aparelho.Para ter uma ideia dos programas que mais pesam na conexão, o usuário pode recorrer a programas como o Netlimiter Lite. Este sofware gera uma lista de todos os programas em execução e mostra o quanto cada um deles utiliza da conexão. O Netlimiter mostra também os endereços IP acessados pelos processos em execução, o que pode ser útil para verificar falhas de segurança no computador.
Localização
Uma outra recomendação básica é quanto à localização do roteador. As ondas de rádio com o sinal da internet transmitidas pelo equipamento se propagam mais horizontalmente do que verticalmente. Outra particularidade é que, à medida que se afasta da antena do roteador, o sinal vai perdendo altura. Portanto, o recomendável é que o aparelho esteja fixado em um local relativamente alto, sem obstáculos por perto. Usar o roteador escondido atrás do monitor do PC ou em algum compartimento da mesa de trabalho é um erro que enfraquece o sinal de internet que deveria atingir todos os cômodos da casa.
Segurança
Para incrementar a segurança da sua rede sem fio, o recomendável é usar o protocolo WPA2, que usa um processo de encriptação de dados mais moderno, que permite segurança sem comprometer a velocidade da transmissão desses mesmos dados. Somente no caso do usuário contar com equipamentos mais antigos para acessar a rede Wi-Fi, é que se deve usar como opção de segurança o protocolo WPA. Essa configuração pode ser feita no software do roteador ou no navegador de internet, digitando o link de configuração do aparelho (geralmente no formato 192.168.x.1), conforme apresentado no manual.

Nenhum comentário: