28 de agosto de 2012

Conflito PT X PSB leva aliança a ser repensada para 2014

O rompimento entre os dois partidos em três capitais - Fortaleza, BH e Recife, ameaça se estender a 2014

O conflito entre PT e PSB nas eleições municipais poderá se estender ao pleito de 2014 quando a presidente Dilma Roussef disputará a reeleição. A aliança, rompida na disputa pelas Prefeituras de Fortaleza, Recife e Belo Horizonte, será repensada, de acordo com o candidato do PT à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias.

Segundo Patrus, que concorre à Prefeitura contra o socialista Márcio Lacerda - aliado do ex-governador, senador e pré-candidato à Presidência da República, Aécio Neves, o PSB optou pelo PSDB. E esse cenário, no entendimento de alguns dirigentes do PT, é um prenúncio do que pode se configurar no quadro eleitoral de 2014.

Outra preocupação entre as lideranças nacionais do PT é com a ascensão do governador de Pernambuco e Presidente da Executiva Nacional do PSB, Eduardo Campos, que percorre o País como pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em Fortaleza, a aliança PT x PSB foi quebrada com o lançamento de dois candidatos a prefeito - Elmano Freitas, com apoio de Luizianne Lins, e Roberto Cláudio, aliado do Governador Cid Gomes.

O clima entre lideranças regionais é marcado por uma relação estremecida. O PT tenta eleger o sucessor da prefeita Luizianne Lins e, para isso, já levou ao ar rádio e a TV a imagem e a voz do ex-presidente Lula pedindo votos para Elmano. Agora, os petistas aguardam a voz e a imagem da presidente Dilma Roussef na campanha. Os irmãos Cid e Ciro trabalham para levar o candidato Roberto Cláudio ao segundo turno.

A animosidade entre lideranças regionais do PT e do PSB se reflete também no cenário nacional, como você pode observar nas declarações do candidato petista à Prefeitura de Belo Horizonte, Patrus Ananias. Patrus na sabatina da Folha/UOL, como você pode acompanhar no texto abaixo publicado na edição desta terça-feira do Jornal Folha São Paulo.

Nenhum comentário: