1 de dezembro de 2011

Começa período de defeso da lagosta no litoral cearense

Começa nesta quinta-feira (1º) o período de defeso (período de reprodução) da lagosta em todo o litoral do Ceará. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até o dia 31 de maio de 2012, está proibida a comercialização do crustáceo.
De acordo com o Ibama, quem não seguir as regras do defeso estará sujeito a apreensão da carga e aplicação de multa, seja pessoa física ou jurídica. O valor da multa varia de R$ 700 a R$ 100 mil e, somente em 2011, segundo levantamento do Ibama, foram aplicadas 73 multas relacionadas à pesca predatória da lagosta e apreendidos 3.500 kg de lagosta. Além de 80 pescadores autuados.
O Ibama informa que vai intensificar a fiscalização no litoral cearense nos próximos seis meses.
Regras
Segundo o Ibama, aqueles que atuam na captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização de lagostas, têm de fornecer um relatório de estoque ao Ibama até o dia 7 de dezembro e indicar os locais de armazenamento. Novo depósitos realizado após o dia 3 de dezembro estão proibidos. A Polícia Militar Ambiental (PMA) e a secretaria de Agricultura e da Pesca vão auxiliar a fiscalização promovida pelo Ibama.

Nenhum comentário: