3 de novembro de 2011

MPF do Ceará oficializa pedido para anular mais uma questão do Enem

Procurador da República pede anulação da questão 25 do caderno amarelo.
Justiça Federal do Ceará havia anulado 13 questões na semana passada.

André Teixeira Do G1 CE
Procurador Oscar Costa Filho (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Oscar Costa Filho diz que já sabia da "semelhança"
entre a questão 25 do Enem e a antecipada pelo
colégio cearense (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
O Ministério Público Federal no Ceará, por meio do procurador da República Oscar Costa Filho, oficializou na tarde desta quinta-feira (3) o pedido de anulação da questão 25 do caderno amarelo do Enem.
Na semana passada o procurador havia pedido a anulação de 13 questões do exame nacional; o pedido foi acatado pelo juiz federal Luís Praxedes. O Inep afirmou que iria recorrer da decisão no Tribunal Regional Federal, em Recife-PE.
Oscar Costa Filho diz que já sabia da “semelhança” entre a questão 25 do caderno amarelo do Enem e a questão antecipada em material didático do Colégio Christus, de Fortaleza. Ele afirma que usou como estratégia para garantir o pedido a anulação apenas das questões idênticas, depois estender a decisão para a questão parecida.

Para o procurador, o pedido do Inep fere o princípio da isonomia, já que o concurso ocorre em âmbito nacional e o instituto quer tratar como problema local, de acordo com Oscar Costa Filho.“Eu não queria deixar margem para controvérsia, não queria estragar a decisão por causa de uma questão parecida, que inclusive coincide na resposta, a letra B”, argumenta o procurador. O Inep pede para 639 alunos matriculados no terceiro ano do Christus repitam a prova preparada para detentos, nos dias 28 e 29 deste mês.
A presidente do Inep, Malvina Tuttman, afirma que a única de manter a isonomia seria cancelar a prova para os estudantes do Christus, já que, segundo explica da presidente, os alunos que tiveram as questões antecipadas também tiveram mais tempo para resolver as demais questões do Enem.

Nenhum comentário: