27 de outubro de 2011

PREFEITURA DE GRANJA RESOLVE FAZER LIMPEZA EM CEMITÉRIO E RETIRA RESTOS DE CAIXÕES E OSSADAS.

Prefeitura resolveu fazer uma limpeza para o Dia de Finados e retirou restos de caixões e ossadas do cemitério.
Granja. Nas vésperas do Dia dos Finados, os fiéis de Granja, a 352 quilômetros de Fortaleza, foram tomados de surpresa pela "limpeza" do cemitério centenário municipal. Mas esta limpeza não foi apenas para pintura de túmulos, passeios, capela e muros do campo santo. A obra pública ocorreu com exumação de pelo menos 20 catacumbas (covas rasas), que tiveram as ossadas arrastadas para os fundos do cemitério. "Os restos mortais ali sepultados foram retirados e jogados nos fundos do cemitério como se fossem um lixo qualquer", reclama Fernando Jonathan, que postou a notícia no blog "granjahoje.com". Segundo ele, as ossadas retiradas não foram apenas de indigentes. "São também de entes de famílias que ali tinham túmulos construídos".
Os restos mortais começaram a ser removidos na sexta-feira passada e, até ontem pela manhã, ainda estavam nos fundos do cemitério que dá para a Rua Coronel José Elias. A retirada do "entulho" foi feita ontem, por um carro da Prefeitura, que levou as ossadas para um local afastado da sede. O blog "parazinhoinfoco" foi o primeiro a denunciar o fato. Em nota, o blog publicou a seguinte nota: "Tal fato, revela, total falta de respeito aos mortos e a seus familiares, que têm o direito de ver seus entes queridos repousando em paz, nas suas respectivas sepulturas". Na nota do "parazinhoinfoco" há lembrança que a Lei Orgânica Municipal de Granja indica que os cemitérios públicos são administrados pelo Poder Público ou pelo Poder Privado, sendo neste último caso fiscalizado pela municipalidade. O secretário de Obras de Granja, Jorge Viana, disse que estava afastado da cidade nos últimos dias, mas revelou que o que sabe é que o cemitério está se preparando para o Dia dos Finados. "Não sei nada dessa remoção. Sei sim da pintura dos muros e da limpeza de uma maneira geral do cemitério, não de remoção", afirmou ele, prometendo tomar providências. O vigário geral da Diocese de Sobral, padre Gonçalo de Pinho Gomes, disse que a Igreja Católica recomenda o culto aos mortos. "Os cemitérios são estes campos santos, onde são enterrados os entes queridos. A Igreja acredita da vida eterna", pregou padre Gonçalo. O religioso destacou que não tinha conhecimento do fato no cemitério de Granja. Mas segundo ele, cabe ao Poder Público manter o cemitério. "A Prefeitura tem que orientar as famílias de atitudes que toma. Tem que conversar com os familiares para entrar num acordo sobre possíveis limpezas". O historiador Raimundo Pompeu de Magalhães revela que o problema do cemitério em Granja é antigo. "Este nosso cemitério data de 6 de junho de 1877, quando ele foi bento. Antes, os corpos eram sepultados na Igreja Matriz, mas devido uma epidemia de febre amarela, em 1854, ainda no século XIX, em Granja, foi proibido o enterro na Matriz e foi construído este cemitério", relata Raimundo Magalhães.
Superlotado
Com 134 anos, o cemitério nunca foi aumentado. Raimundo Magalhães sugere que a Prefeitura amplie o local. "Este cemitério público centenário está superlotado há vários anos. A Prefeitura deveria adquirir um terreno ao lado do cemitério para ampliá-lo e evitar que se faça essa limpeza de ossadas". Conforme o historiador, agora o pessoal da Prefeitura - eram mais de 100 -, segundo ele, retirou os enterrados com caixões sem cerâmica. "Eram aqueles caixões de madeira simples, que nem túmulos tinham e que foram enterrados a menos de sete palmos mesmo", denuncia o historiador. O secretário municipal de Obras, Jorge Viana, disse que, a princípio, a Prefeitura tem a ideia de ampliar o cemitério. "A Prefeitura está estudando a aquisição de terrenos do lado do atual lugar ou fazer outro cemitério, pois os terrenos ao lado do atual são pequenos e de particulares", informou.
Tudo limpo
Ele explica o houve com a remoção no cemitério. "Fizemos uma limpeza do mato, pintamos e retiramos restos de caixões que foram se acumulando no final do lugar. E essas ossadas que apareceram foram os próprios familiares que foram enterrando sem o conhecimento da Prefeitura. Agora, está tudo limpo para o Dia dos Finados". No Dia dos Finados, em Granja, haverá uma missa na Igreja Matriz, às 16 horas, seguida de visitação ao cemitério, que estará aberto para receber os familiares dos mortos a partir das seis da manhã.

Nenhum comentário: