2 de abril de 2011

PREÇO DO PESCADO SUBIU 20% DESDE FEVEREIRO


Com movimento em baixa mesmo depois do início da quaresma, em que o consumo de peixe costuma aumentar em Fortaleza, os boxes da Avenida Beira Mar elevaram em 20% o preço do quilo do pescado. A comparação tem base em outra reportagem do Diário do Nordeste, publicada em 19 de fevereiro e em apuração realizada na tarde de ontem. A baixa quantidade de pescado e o período de defesa de alguns mais pedidos, como é o caso do pargo, foram os principais motivos apontados para a elevação dos preços, segundo os vendedores. "Quem vier agora, consegue nesse preço. Depois, ninguém garante", salientou Rômulo Garcia, vendedor do box 23. Com a alta, a pedagoga Ruth Silva, por exemplo, estranhou quando o sirigado comprado na tarde de ontem atingiu os R$ 103. Apesar do preço, ela diz preferir os peixes dos boxes por ter uma garantia maior de os animais ainda estarem frescos, o que considera melhor para consumir. No entanto, a maioria dos vendedores garante que o movimento, assim como as compras, está em baixa.

Ainda pode aumentar

Já o Zé do Carmo, proprietário do box 18, alertou: "Vai aumentar mais do que o esperado na Semana Santa. E não vai ser pouco, não!". Pela previsão dele, a lei da oferta e da procura é quem vai ditar os preços durante a Semana Santa, onde, também segundo Zé, independentemente do preço, o movimento é grande. No entanto, nos boxes do Rogério dos Santos, ele garante que os preços se mantém os mesmos até o feriado.

Queima de estoque

"E, durante a Semana (Santa), ainda tem a promoção. Vai ser o queima, igual a roupa", brinca argumentando que, depois das 10 horas da Sexta-feira Santa - último dia em que os católicos só comem peixe -, os preços caem vertiginosamente para, no sábado, não sobrar pescado. Concorrência

Outro fator apontado pelos vendedores Cosmo de Lima e Alberto Pereira para as elevações no preço dos diversos tipos de peixe é a concorrência dos boxes com os supermercados. "No mercantil, o quilo é mais caro dois, três reais do que aqui, mas lá, tu vai pagar em 30 dias ou mais. Enquanto, aqui, tem que ser à vista", argumentaram evidenciando as vantagens oferecidas pela concorrência.

Nenhum comentário: