11 de setembro de 2010

Panfleto acirra disputa entre Eunício e Pimentel

A questão está sendo levada agora à Justiça com a denúncia de crime eleitoral e pedido de responsabilização

O surgimento de um impresso de propaganda da candidatura do deputado federal José Pimentel (PT) ao Senado, em que aparece o nome do outro candidato a senador, da mesma coligação do governador Cid Gomes (PSB), deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) com o número do senador Tasso Jereissati, gerou um novo desconforto entre os dois candidatos.

A assessoria do deputado José Pimentel distribuiu uma nota negando responsabilidade com a fraude, enquanto o deputado Eunício Oliveira anunciou que estava preparando uma ação criminal e uma denúncia ao Ministério Público Eleitoral para responsabilizar os responsáveis pelo que ele denomina de abominável crime eleitoral.

O problema já chegou ao conhecimento das direções nacionais do PMDB e do PT e poderá, inclusive, cancelar a programação de visita do presidente Lula e da candidata petista Dilma Rousseff, programada para o próximo dia 15.

Ontem, no fim da tarde, Eunício Oliveira e José Pimentel tinham programação conjunta com o governador Cid Gomes, no Município de Iguatu. As divergências entre os dois candidatos ao Senado começaram a ter destaque após a concentração realizada em Iguatu, recentemente, com a presença do candidato a vice-presidente na chapa de Dilma, o deputado presidente da Câmara Federal, Michel Temer.

Isolado

Naquela oportunidade, o prefeito do Município, Agenor Neto anunciou que votaria em Eunício Oliveira e no senador Tasso Jereissati, o principal adversário dos petistas. Aliados de Pimentel reagiram e deram início a uma movimentação de apoio isolado à sua candidatura, tanto na Capital quanto no Interior do Estado. Os peemedebistas também fizeram o mesmo em favor de Eunício.

Os dois candidatos tiveram uma reunião com a prefeita Luizianne Lins e outros aliados, na tentativa de esclarecerem alguns pontos, o que não logrou êxito e nos bastidores todas as informações davam conta de mais divergências, principalmente por que em seguida surgiu a nova pesquisa do Ibope, feita para o Sistema Verdes Mares, ampliando a diferença a favor de Eunício, ainda que praticamente dentro da margem de erro, ficando Pimentel em terceiro lugar, após Tasso Jereissati e o próprio Eunício.

Na próxima segunda-feira os petistas aguardam a vinda do presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, para uma nova mobilização em favor da candidatura de Pimentel.

Nenhum comentário: