Lojas esperam que as vendas se intensifiquem até o dia 24 de dezembro e projetam crescimentos de até 22% no mês
No sábado e domingo passados, os últimos antes do Natal, os shopping centers de Fortaleza receberam um fluxo de visitantes 50% superior aos fins de semanas sem a data comemorativa. Segundo o presidente da associação de lojistas deste setor (Alshop), Abílio do Carmo, o movimento "superou as expectativas". Este comportamento dos consumidores representou, no entanto, mais pesquisas do que vendas, conforme análise da entidade. Pelos cálculos do gestor, apesar do forte fluxo nos shoppings, as vendas neste último fim de semana foram iguais a de igual período do ano passado.
Para Abílio, somente ontem foi quando grande parte dos clientes começou a realizar suas compras. "A maioria das pessoas deixa para a última hora, o que compromete o atendimento nas lojas", alerta. "Os clientes foram ao shopping para pesquisar os preços e as formas de pagamento", comenta o dirigente. "O consumidor retardou a compra porque, além de pesquisar primeiro, o 13º salário saiu na última sexta-feira", diz.
Abílio do Carmo afirma ainda que entre os produtos mais procurados, os destaques são os eletrônicos, como computadores, video game e brinquedos, e também, vestuário, calçados, itens de perfumaria e livraria.
Ticket sobe
De acordo com ele, o ticket médio de compra, por produto, é de R$ 100. No ano passado, esse valor era entre R$ 50 e R$ 60, nos shopping centers. Este incremento, diz, deve-se à procura por eletrônicos. "São itens caros", afirma. "Esse comportamento decorre do aumento no número de parcelas para compras a prazo, queda de juro e elevação do poder de compra do consumidor. Tem loja parcelando a venda do computador em até 18 vezes". A projeção da Alshop é que dezembro registre um crescimento de 8% nas vendas ante igual mês do ano passado, nos shopping centers.
"As compras de segunda até a quinta-feira desta semana vão ajudar o setor a alcançar esta meta", avalia. "Como todo ano, as pessoas deixar para a última hora". O Iguatemi, por exemplo, informou que o fluxo de pessoas no fim de semana passado cresceu 10% em relação a igual período do ano passado. Em relação a um fim de semana convencional, a alta foi de 20%. O resultado conta a ajuda de sorteios de 100 vales-compras, de R$ 1.000 cada, e um carro.
A superintendente do shopping Benfica, Marcilene Pinheiro, comemora o movimento de clientes e as vendas do local, que alcançaram um crescimento de 30% em relação a um fim de semana comum. "Este resultado deve-ser ao mix de lojas, ao sorteio de R$ 100 em compras a cada hora, e ao clima de Natal no shopping", analisa a gestora. A meta é alcançar alta de 22% nas vendas.
No North Shopping, a executiva do ambiente de desenvolvimento, Jaqueline Braga, considera o movimento "excelente". Ela também aguarda as vendas de última hora, que deve colaborar para atingir a meta 18% no incremento das vendas este mês, frente a dezembro de 2008. A executiva prevê alta de 15% para o North Shopping Maracanaú, impulsionada com a presenca das novas lojas: Esplanada, Eletroshop e Italiani.
22 de dezembro de 2009
Compras de Natal ficam para última hora
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário