6 de novembro de 2009

Partidos ganham tempo na TV

O Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará vai utilizar, neste mês de novembro, 20 minutos de propaganda partidária gratuita na televisão em inserções regionais. É o tempo integral a que a agremiação tem direito neste semestre.
A utilização de todas as inserções em novembro é fruto de uma estratégia da direção estadual em função da realização do Processo de Eleições Diretas (PED) para escolha dos dirigentes do partido nas esferas federal, estadual e municipal, que acontecerá no próximo dia 22.
O PT não é a única legenda a se utilizar dessa estratégia, tendo em vista que a mesma fórmula foi empregada pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em outubro e outras agremiações programaram o mesmo para dezembro.
Para o segundo semestre de 2009, dos 26 partidos com atuação política no Estado do Ceará, apenas 10 agremiações adquiriram o direito a propaganda partidária junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Cada legenda tem direito a 20 minutos de propaganda em inserções de 30 segundos ou de um minuto. As inserções podem ser diluídas ao longo do semestre ou concentradas em um único mês.

Divisão
De conformidade com o calendário estabelecido pelo TRE, a partir dos pedidos apresentados por cada legenda, em novembro o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) vai utilizar seis minutos em propaganda regional, o Democratas (DEM) usará quatro minutos, o Partido da República (PR) fará uso de três minutos, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vai utilizar sete minutos, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) usará dois minutos e o Partido Verde (PV) terá direito a quatro minutos.
Para o mês de dezembro seis partidos farão uso de propaganda regional por intermédio de inserções. O Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) farão uso de 20 minutos cada um. Além deles o DEM utilizará quatro minutos, o PR usará nove minutos, o PTB terá direito a seis minutos e o PV utilizará apenas um minuto para completar o tempo de 20 minutos a que tem direito no semestre.
Em 2010 a propaganda partidária será exibida apenas no primeiro semestre porque no segundo semestre a propaganda gratuita no rádio e na televisão será a propaganda eleitoral, utilizada pelas coligações, partidos e candidatos com vistas às eleições de três de outubro, como acontece a cada eleição.
Os pedidos de inserções dirigidos ao Tribunal Regional Eleitoral devem ser apresentados até o dia primeiro de dezembro do ano anterior ao pleito. Quando houver coincidência na data solicitada para divulgação, terá prioridade o partido que primeiro tiver apresentado a solicitação. Embora ainda exista prazo para os partidos políticos requererem espaço para a veiculação de propaganda partidária por inserção regional, 12 agremiações já requereram a utilização dos 20 minutos a que têm direito no próximo semestre.

Nenhum comentário: