1 de fevereiro de 2015

Zezinho Albuquerque (Pros) é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do CE

O deputado estadual Zezinho Albuquerque (Pros) foi reeleito presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Ceará para o biênio 2015/2016. A votação da nova Mesa Diretora foi realizada neste domingo (1°) após a sessão preparatória de posse dos 46 deputados estaduais eleitos em outubro de 2014 no Plenário 13 de Maio. O governador Camilo Santana e o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, participaram da solenidade.
A chapa única foi eleita por 42 votos a favor e quatro contra. A nova composição da Mesa Diretora agrupa parlamentares reeleitos e novatos, além de integrantes das bancadas de situação e de oposição na Casa. Além de Zezinho Albuquerque (Pros), compõem a nova Mesa Diretora: Tin Gomes (PHS), como 1º vice-presidente; Daniel Oliveira (PMDB), 2º vice-presidente; Sérgio Aguiar (Pros), 1º secretário; Manoel Duca (Pros), 2º secretário; João Jaime (DEM), 3º secretário; Joaquim Noronha (PP), 4º secretário; Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros), suplentes.
A composição da Mesa Diretora contempla três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, que conta com 18 deputados. Na sequência, o bloco PV- PSDC- PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM, que reúne dez membros. PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB, com seis deputados. Os partidos do PR, PSDB, PPS e Psol não possuem componente na direção da Casa.
Zezinho Albuquerque foi eleito, pela primeira vez, presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2013-2014. O deputado estadual também já ocupou os cargos de 1º secretário, 2º vice-presidente, 3º secretário e 2º secretário e participou de diversas comissões técnicas como a de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, Finanças e Tributação; Trabalho, Administração e Serviço Público; e Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido.
29ª Legislatura
Após a eleição da chapa única, o presidente da AL convocou os demais membros para compor a Mesa e instalou a 29ª legislatura da Casa.  Foram empossados os suplentes que vão exercer os mandatos no lugar de Ivo Gomes (Pros), secretário de Cidades, David Durand (PRB), secretário dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), secretário da Pesca.
No lugar dos secretários estaduais, foram empossados Leonardo Pinheiro (PSD), Professor Teodoro (PSD) e Fernando Hugo (SD). Mirian Sobreira (Pros), convocada para a pasta de Política sobre Drogas, só poderá se licenciar quando o governador Camilo Santana enviar à Casa a reforma administrativa criando a secretaria. No lugar dela, assumirá Rachel Marques (PT).
Primeira sessão
Nesta segunda-feira (2), às 10h, será realizada Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura. O governador Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015. Na terça-feira (3), será realizada a primeira sessão ordinária.

Nenhum comentário: