19 de janeiro de 2015

Inscrições no Sisu têm início hoje na internet

No Ceará, 10.749 vagas são ofertadas por cinco instituições de ensino. O prazo encerra-se na próxima quarta-feira


As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam hoje e seguem até a próxima quarta-feira (22) no Brasil inteiro. Podem participar do Sisu estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014 e não tenham zerado a redação. No Ceará, cinco instituições de ensino superior participam desta edição. No total, são 10.749 vagas para novos universitários no Estado.
Image-0-Artigo-1780639-1Os candidatos devem se inscrever no site do Sisu até as 23h59 do dia 22, observando o horário de Brasília. Portanto, os estudantes que farão a inscrição no Ceará devem ficar atentos e realizar o procedimento até as 22h59 do horário local.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), nos três dias, 205.514 vagas de graduação, em 5.631 cursos de 128 instituições de ensino superior estarão disponíveis para os candidatos nesta edição, que contará com uma única chamada regular e a lista de espera.
Para fazer a inscrição, o estudante deverá informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2014. Cada candidato poderá se inscrever no Sisu em até duas opções de cursos. Durante os três dias, o estudante tem a possibilidade de alterar suas preferências.
Dentre as cinco instituições cearenses que participam do Sisu, a que está ofertando o maior número de vagas é a Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, são 6.238 (58% do total), 10,25% a mais do que a universidade ofertou na edição anterior. As opções da UFC são distribuídas em 106 cursos.
Já o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) tem 2.060 vagas para novos estudantes neste ano. A oferta é para 34 cursos de graduação, distribuídos em 19 campi do Estado.
A Universidade Estadual do Ceará (Uece), pela primeira vez, irá adotar o Sisu. A instituição é a terceira em número de oferta da vagas, com 1.050 nos seus oito campi. No Sisu, estarão disponíveis 50% das vagas em todos os turnos e cursos de graduação presenciais de oferta regular da estadual. Além de Fortaleza, as vagas são para cursos em Tauá, Iguatu, Itapipoca, Crateús, Quixadá e Limoeiro.
A Universidade Federal do Cariri está oferecendo 980 vagas em 14 graduações. As oportunidades são distribuídas entre os campi de Juazeiro do Norte, Crato, Icó, Brejo Santo e Barbalha. Já a Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) abriu 421 vagas para os dez cursos em Redenção.
Nota de corte
O MEC esclarece ainda que, de hoje até quarta-feira (22), o Sisu irá disponibilizar aos candidatos, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência.
Outra novidade é que a partir deste ano, a consulta das vagas pode ser feita por celular ou tablet. O MEC está disponibilizando um aplicativo gratuito para download no portal do Sisu. Com o aplicativo, é possível compartilhar, receber avisos e acompanhar as datas.
Resultados sairão na próxima segunda
Conforme o calendário estabelecido pelo MEC, os estudantes terão acesso aos resultados no próximo dia 26. As matrículas ocorrerão entre os dias 30 de janeiro e 3 de fevereiro. Os estudantes que estão na lista de espera serão convocados no dia 11 de fevereiro. Também no dia 26, serão abertas as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (ProUni). O processo segue até o dia 29 de janeiro.
O MEC ressalta que a seleção dos estudantes no Sisu assegura apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu e que a matrícula está condicionada à comprovação, junto à instituição, das exigências. O preenchimento das vagas não ocupadas inicialmente fica a cargo das universidades que devem seguir a lista de espera.
No Ceará, a UFC divulgou o Edital 01/2015, que esclarece que a instituição utilizará unicamente os resultados do Enem para ingresso via Sisu no primeiro semestre de 2015.
Solicitações
A instituição destaca que para garantir a vaga, é obrigatório que o estudante aprovado faça a solicitação e a confirmação presencial de matrícula a ser realizada nas coordenações de curso em datas que serão comunicadas posteriormente. As informações podem ser conferidas no site www.Sisu.Ufc.Br.
Já a Uece informa que as matrículas ocorrerão nos dias 30 deste mês e 2 e 3 de fevereiro. O candidato aprovado em sua primeira opção de curso terá unicamente este prazo para matricular-se. Conforme a universidade estadual, todas as 1.050 vagas ofertadas destinam-se para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Informações podem ser consultadas no sitewww.uece.br/sisu.
Mais informações
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
Inscrições: 19 a 22 de janeiro
Site: www.sisu.mec.gov.br
Em caso de dúvida ligar para a central do MEC: 0800-616161

Nenhum comentário: