31 de janeiro de 2015

E a lenda ressurge...

Image-0-Artigo-1788998-1Enfim chegou o e dia. Hoje, 31 de janeiro de 2015, os fãs de MMA vão acompanhar o desfecho de um dos combates mais aguardados da história do UFC. A luta não vale cinturão, mas marca o retorno do brasileiro Anderson Silva ao octógono, depois de sofrer uma grave lesão na perna esquerda em revanche contra o americano Chris Weidman, em dezembro de 2013.
Após 399 dias, o ex-campeão dos médios (até 84kg) está recuperado e pronto para o novo desafio. O brasileiro vai enfrentar o americano Nick Diaz, no MGM Grand, em Las Vegas, EUA), na luta principal do UFC 183.
Mesmo com a lesão, os números ainda apontam Silva como franco favorito para o combate. Apesar disso, o ex-campeão ainda prefere adotar um discurso cauteloso em relação ao adversário. "Por muito tempo as pessoas achavam que eu era invencível. Ninguém é invencível. Nick Diaz é um cara muito perigoso. Será um desafio, tanto para ele quanto para mim. Será uma guerra e estou pronto", declarou o brasileiro em entrevista ao Ultimate, acrescentando a satisfação pela volta. "Estou muito feliz em poder voltar a lutar após um ano péssimo que passei profissionalmente. Vou tentar dar mais que 100%", prometeu.
'Trocação' pode definir
A luta entre Anderson Silva e Nick Diaz tem tudo para ser um verdadeiro duelo de "trocadores", com ambos apostando na luta em pé. Silva é bem mais técnico e possui uma envergadura maior, o que proporciona ao brasileiro um melhor controle da distância.
Oriundo do taekwondo e habilidoso no muay thai, o Spider tem nos chutes uma arma poderosa, que já decidiu alguns combates, como no nocaute contra Vitor Belfort. Para especialistas, o ex-campeão dos médios tem um boxe afiado, se movimenta bem no cage e consegue conectar fortes golpes de encontro.
O experiente treinador Luiz Dórea, por exemplo, que participou da preparação de Silva, afirmou que será um combate duro, mas que o brasileiro tem todas as chances de sair vencedor. "Acho que será um dos maiores espetáculos de 'trocação' do UFC. Ele (Anderson Silva) está muito bem treinado, tem mais mobilidade e deve ser o vencedor. A luta não deve chegar ao quinto round e acho que o Anderson vence por nocaute", apostou o treinador.
Nick Diaz também aparece como um exime boxeador e tem um estilo bem agressivo. Uma das desvantagens do americano para este combate pode estar na força, já que ele teve que subir dos 77 para os 84 quilos. Apesar disso, seu técnico, Richard Perez, disse que o lutador está "batendo cada vez mais forte".
Na fila de Weidman
O vencedor do duelo poderá ser o próximo na linha de disputa pelo cinturão dos médios, que hoje pertence a Chris Weidman.
O americano vai colocar o título em jogo em 28 de fevereiro, contra o brasileiro Vitor Belfort, em Los Angeles. Segundo o presidente do UFC, Dana White, caso o Spider vença Nick Diaz, ele terá a novamente a chance de disputar o cinturão da categoria. (colaborou Valdir Almeida)
Saiba mais
Recordista
Aos 39 anos, o "Spider" acumula um cartel de 39 lutas, com 33 vitórias e seis derrotas. Além disso, o "Aranha" detém recordes dentro do próprio Ultimate, como o de maior número de vitórias consecutivas, 17, e maior defesa seguida de cinturão, 10, durante um período de quase sete anos, de acordo com a organização
Tentativa de recuperação
Nick Diaz, 31, fez seu nome no Strikeforce. No UFC, bateu nomes como BJ Penn, mas acabou caindo nas últimas duas apresentações, diante de Carlos Condit e Georges St-Pierre. Para este, perdeu em março de 2013, ainda pelos meio-médios (até 77kg). Após a luta, Diaz saiu da organização e também retorna nesta noite

Nenhum comentário: