6 de junho de 2014

AMISTOSO Último ensaio antes da Copa

A Seleção Brasileira para a estreia na Copa do Mundo contra a Croácia entra em campo hoje no Morumbi, em São Paulo (SP). Felipão elegeu o amistoso diante da Sérvia, às 16 horas, no estádio do São Paulo Futebol Clube, como o último ensaio do Brasil e não vai mudar a escalação até o jogo de abertura do Mundial, no próximo dia 12, no Itaquerão.
AMISTOSOO treinador quer usar o amistoso para o ajuste final das peças e, em especial, conquistar a capital paulista que, por tradição, não costuma embalar a Seleção em seus braços.
Diante desse quadro, o amistoso contra os sérvios vai servir de termômetro para o treinador avaliar melhor se acertou na sua decisão de repetir, um ano depois, a Seleção que encantou o País na Copa das Confederações. Felipão, com certa dose de sorte, não perdeu nenhum dos jogadores que levantaram a taça no Maracanã com a vitória na final contra a Espanha.
Nem mesmo os que estão com baixo rendimento, caso de Oscar e Fred, serão preteridos. Há no comando central da comissão técnica a expectativa de que o time possa repetir o jeito de jogar de um ano atrás e trazer a torcida junto da Seleção.
Torcedor junto
A receita não tem nenhum segredo. Felipão vai insistir na marcação por pressão na saída de bola da Sérvia para roubar a bola e beliscar um gol antes dos 15 minutos iniciais. Se for eficiente nessa estratégia, o treinador tem certeza que o torcedor paulistano vai abraçar a seleção.
"Quando a gente consegue o primeiro gol, parece que tudo aquilo que foi trabalhado deu certo, a torcida passa a apoiar muito mais e o time adversário desmorona. É importante sim sair na frente", disse Felipão. "Mas, se sofrermos o gol, é fundamental também a Seleção não mudar o seu jeito de jogar para não ser surpreendida".
A ordem do treinador é não correr risco no sistema defensivo, sob pena de jogar tudo fora se, por acaso, o time não emplacar um gol logo de cara. "Nossa meta na defesa é 'sofrer' zero gol. Não existe outra margem. Se não sofrermos nenhum gol, a chance de vencer é muito grande porque nosso ataque sempre faz pelo menos um", revelou o zagueiro e capitão Thiago Silva que, ao lado de Paulinho, volta ao convívio dos titulares.
Mais que ajustes táticos e realinhar a sua estratégia, Felipão quer seus jogadores no clima do Mundial a seis dias da abertura da festa. A atmosfera do amistoso contra os sérvios, avalia o treinador, é uma prévia da comunhão que vem por aí entre a torcida e a Seleção Brasileira.
Confiança
"Vocês têm visto todas as nossas entrevistas, estamos juntos (com a torcida). E, nas ruas, quando passamos pelos lugares, têm sido muito bonito. É muito parecido com o que vivi em Portugal (em 2006). Espetacular. O outro Mundial que foi no Japão. Agora, aqui, é lindo. Vemos as ruas, bandeiras. Acho que já estamos vivendo o clima da Copa".
Para ter a certeza de que o Mundial está aí, Felipão precisa de conquistar a confiança dos torcedores. E tem um jeito: vencer bem a Sérvia nesta sexta.
Scolari pede apoio dos paulistas
Luiz Felipe Scolari volta para "casa" pela primeira vez para comandar o Brasil. Nas duas passagens do treinador na Seleção Brasileira, ele nunca fez um jogo em São Paulo, onde historicamente o torcedor costuma ser mais crítico com o time nacional.
Em entrevista, ontem, Felipão elogiou os moradores da cidade e disse que é onde escolheu morar com a mulher, Olga, depois de voltar da Europa. Também lembrou de sua história com o Palmeiras, mas garantiu ter bom relacionamento com todos os clubes paulistas. E espera que isso faça com que seja bem recebido no amistoso desta sexta contra a Sérvia, no Morumbi, e ainda na abertura da Copa, dia 12, no Itaquerão.
"É legal voltar para casa, onde escolhi morar e onde tenho bons amigos. São Paulo é minha casa e espero que seja a casa da Seleção também. Está na hora de a gente mudar essa história de que o torcedor paulista não trata bem o Brasil", disse Felipão.
Sérvia aposta nas jogadas aéreas
A Sérvia vai usar as bolas aéreas para tentar surpreender o Brasil, hoje. Embora não tenha se classificado para a Copa do Mundo, encara o amistoso com seriedade e determinação. No treino realizado, no Morumbi, ontem, o técnico interino Ljubinko Drulovic evitou a imprensa e permitiu apenas que 15 minutos das atividades fossem registradas.
O que o treinador quis ocultar, no entanto, foi facilmente observado das tribunas. Os zagueiros Pejcinovic e Ivanovic vão ao ataque para tentar finalizar todos os cruzamentos. A bola quase sempre vai para a primeira trave e acaba desviada para os atacantes no meio da área.
Além das jogadas ensaiadas, Drulovic dedicou o restante do treinamento para afinar a marcação. A Sérvia ficou fora da Copa por pouco. Acabou em terceiro lugar no Grupo A, atrás da Bélgica, sensação das eliminatórias, e da vizinha Croácia.

Nenhum comentário: