30 de abril de 2014

Ministro admite que internet será “deficiente” em seis estádios da Copa

Castelão tem sido alvo de várias reclamações de torcedores que não conseguem fazer ligações de dentro do estádio. Foto: Kid JuniorO Ministro das Comunicações Paulo Bernardo disse nesta quarta-feira que ainternet não deve funcionar adequadamente em metade dos estádios que receberão os jogos da Copa do Mundo.
Segundo ele, as teles ainda não foram autorizadas por seis estádios a instalar as antenas extras para o funcionamento da internet wi-fi na área interna das arenas e que, sem elas, a rede não conseguirá dar vazão a demanda dos torcedores.
“Posso estar sendo muito pessimista, mas mesmo que façam agora o acordo para instalação (entre estádios e teles) dificilmente vai dar tempo de fazer um serviço de boa qualidade”, afirmou o ministro.
Na lista dos estádios que não terão acesso suficiente à internet, o ministro citou o Itaquerão, em São Paulo, que será palco da abertura dos jogos. Além dele, a Arena da Baixada em Curitiba e o Mineirão em Belo Horizonte.
O ministro disse que não tinha em mãos, no momento da entrevista, a relação completa dos estádios que serão afetados.
Paulo Bernardo defendeu que a instalação de antenas para atender a demanda de aparelhos móveis nas cidades-sede dos jogos da Copa era uma obrigação imposta às teles e que o serviço está sendo feito. As empresas terão até maio para concluir esses trabalhos.
Já o reforço do sinal dentro dos estádios, por outro lado, não era uma obrigação.
Problemas no Castelão
Mesmo não sendo ainda confirmado na lista citada pelo ministro, a Arena Castelão emFortaleza, é uma forte candidata: o estádio cearense que vai sediar seis jogos durante a Copa do Mundo, tem sido alvo de várias reclamações por problemas na conexão de internet 3G e telefonia móvel.
Um dos últimos casos, aconteceu durante a partida entre Ceará e Sport, e mostrado pelo blogDiário na Copa do Diário do Nordeste. Durante a partida, vários torcedores relataram a dificuldade em realizar uma ligação.
O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) confirmou que os problemas teriam acontecido por conta de ajustes no sinal e que a partir de maio, tudo deveria estar normalizado.

Nenhum comentário: