22 de abril de 2014

GESTÃO PUBLICA II Seminário de Prefeitos oferecerá programação com especialistas

Evento acontece pelo segundo ano, desta vez nos dias 8 e 9 do próximo mês, no Centro de Eventos na Capital


Fortaleza. Qualificar não apenas os prefeitos como também todo o quadro do funcionalismo municipal nas práticas de gestão, a fim de que se possa prestar um serviço público de qualidade. Esse é o principal objetivo do II Seminário Prefeitos 2014, que acontecerá nos dias 8 e 9 do próximo mês, no Centro de Eventos, em Fortaleza.
seminario de prefeitosO evento é uma iniciativa do Diário do Nordeste, sendo realizado pela Prática Eventos, com parcerias da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe) e Instituto Future e patrocínios do governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.
O primeiro Seminário aconteceu nos 12 e 13 de abril do ano passado. Na ocasião, havia uma preocupação de voltar-se, principalmente, para os prefeitos no início da gestão, oferecendo ferramentas importantes no enfrentamento das demandas administrativas. No que acontece neste ano, o foco será para o aprofundamento dos mecanismos disponíveis para os gestores nas questões administrativas e financeiras de modo a tocar as ações do Poder Executivo municipal.
Palestrantes
O governador Cid Gomes fará a abertura do evento, durante a realização do primeiro painel do dia. Também serão palestrantes em mais três painéis, dentre outros, o vice-governador Domingos Filho, prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, senador Eunício Oliveira, presidente da Assembleia Legislativa, José Jácome Carneiro Albuquerque, procuradora de Justiça do Ministério Público do Ceará, Sheila Cavalcante Pitombeira, secretário do Turismo do Estado, Bismark Maia, e os prefeitos Patrícia Aguiar e Clodoveu Arruda, respectivamente, de Tauá e Sobral.
Três jornalistas do Diário serão presidentes de mesa: o editor de Política, Edson Silva, e os colunistas Egídio Serpa e Roberto Maciel. Também será presidente de mesa a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Fortaleza, Águeda Pontes Caminha. O evento ainda disponibilizará stands para apresentação de produtos e serviços dos órgãos públicos e empresas privadas, especialmente fornecedores das Prefeituras cearenses.
Na opinião do gerente geral de comercialização do jornal, Ruy do Ceará Filho, o evento tem como meta o "bom debate e levar conhecimentos específicos para quem faz a gestão", observou. Ele lembrou que a segunda edição foi ensejada pelo sucesso da primeira, quando houve uma participação maciça dos gestores e dos colaboradores dos prefeitos. O gerente de comercialização lembrou que a missão de aproximar a população das discussões também se dará pela publicação de dois cadernos especiais, sendo a ser publicado na abertura, dia 8, e o outro após sua realização. "O Diário do Nordeste participa de um evento com essa especificidade, transcendendo sua função social de dar notícias", afirmou.
O diretor editor do Diário do Nordeste, Ildefonso Rodrigues, chamou a atenção para o fato de que a motivação se dá, especialmente, pelo fato de que se trata do único jornal a circular no Interior do Estado, o que fortalece o compromisso de se mostrar quanto se importa com esse segmento de leitor.
Para ele, a iniciativa também comprova como o jornal está à frente das questões que não são apenas pertinentes aos prefeitos, como a toda melhoria da qualidade de vida das populações. O diretor editor observa que a ação se insere numa prática de jornalismo moderno, em que a atividade não é apenas de informar, mas ser, sobretudo, um prestadora de serviços.
Atendimento
Um dos momentos que ressaltará a necessidade de melhor qualificação dos gestores será a palestra da diretora da Escola de Gestão Pública do Estado, Lena Lobo Neiva. Ela demonstrará como novos conhecimentos poderão ser importantes para superação de desafios mais reclamados nas administrações, tais como a prestação de contas, manejo na tecnologia de informática para acesso a serviços do governo federal e captação de recursos dos governos federal e estadual.
A Escola de Gestão Pública do Estado existe há cinco anos e foi concebida pelo governador Cid Gomes. Ao longo da sua existência, já foram prestados mais de 40 mil atendimentos a prefeitos e servidores públicos. Segundo Lena, a ideia é interiorizar as práticas de gestão, para que as Prefeituras possam instrumentalizar o que já existe a serviço da boa prática administrativa.
A diretora informou que, no ano passado, houve mais de cinco mil atendimentos. Mesmo com um aumento considerável na demanda, à medida que se dissemina essa atividade, ela lembra que há um suporte na oferta, em função da Escola atuar em rede, tal como acontece nos serviços de saúde, educação e segurança.
Também participarão dos debates o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Controladoria Geral do Estado, Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Instituto para Desenvolvimento de Consórcios e as secretarias estaduais das Cidades, Fazenda e Gestão e Planejamento.

Nenhum comentário: