19 de novembro de 2013

Dirceu, Genoino, Delúbio e mais dois réus vão para o regime semiaberto

Os cinco condenados deixaram regime fechado na Papuda e foram para unidade semiaberta
Brasília. O ex-ministro José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares foram transferidos ontem para o regime semiaberto de prisão. A decisão foi tomada pelo juiz Ademar Silva de Vasconcelos, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Distrito Federal.

Os advogados dos petistas devem entrar, hoje, com pedido para que eles sejam transferidos para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP).

O três, condenados no processo do mensalão, foram transferidos, além de Jacinto Lamas e Romeu Queiroz, a cumprir pena no Centro de Internamento e Reeducação (CIR), localizado na Papuda, sem benefícios externos, como trabalho fora, até a homologação desses pedidos pelo magistrado.

Os empresários Marcos Valerio - operador do mensalão - Cristiano de Mello Paz, José Roberto Salgado e Ramom Hollerbach Cardoso, condenados em regime fechado, continuarão na Papuda em regime fechado. Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério, que estavam provisoriamente na Superintendência da Polícia Federal, foram para o 19º Batalhão da Polícia Militar, no interior da Papuda, onde ocuparão celas individuais.

O CIR é um estabelecimento prisional dotado de oficinas de trabalho, tais como marcenaria, lanternagem e funilaria de autos, serigrafia, panificação, costura de bolas, bandeiras, abrigando ainda os internos com trabalho agrícola, possuindo, por isso mesmo, características assemelhadas às de colônia agrícola e industrial.

Os advogados de Delúbio, Dirceu e Genoino devem entrar hoje, com pedido para que eles sejam transferidos do CIR, no complexo da Papuda, para o Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), também no Distrito Federal.

O CPP é especificamente destinado ao recebimento de sentenciados em regime semiaberto de cumprimento de pena e que já tenham efetivamente implementado os benefícios legais de trabalho externo e de saídas temporárias, com capacidade atual para cerca de 1.100 presos, com trabalho externo em efetivo exercício.

No regime fechado do complexo da Papuda, os presos têm duas horas diárias de banho de sol. No semiaberto, podem ter acesso ao pátio das 9h às 16h. Se não tiver autorização judicial para trabalhar fora, o preso não pode deixar o prédio. A unidade também dispõe de oficinas de trabalho.

Cela dividida
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse ontem que José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares estão dividindo a mesma cela no regime semiaberto. O quarto tem quatro camas e próximo há uma cantina e um local para os detentos circularem e eventualmente fazerem exercícios.

Segundo o parlamentar, os três estão com roupa pessoal e afirmaram que foram tratados com civilidade e respeito por todos os servidores do sistema penitenciário. Os próprios presos estão compartilhando lençóis e comida com eles, disse.

Eduardo Suplicy também disse que Genoino "está bem melhor" do que estava antes, quando chegou a Brasília. "Ele está tendo a alimentação de acordo com o que foi prescrito pelo médico e informaram que amanhã possivelmente uma delegação de deputados irão visitá-los", declarou o senador, relatando que o petista recebeu também a visita da mulher e dos filhos.

Genoino chegou a ter uma crise de pressão alta durante a transferência para Brasília, na tarde de sábado (16) e, na madrugada deste domingo, foi atendido por um médico particular na Papuda. Por conta de problemas de saúde, a defesa do petista pede para que ele cumpra pena em regime domiciliar.

Nenhum comentário: