27 de novembro de 2013

Crianças com câncer visitam parque e zoológico

Crianças atendidas pela Associação Peter Pan (APP) visitaram o Ecopoint, parque temático e zoológico localizado no bairro Jóquei Clube. Iniciativa foi em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil.

Crianças da Associação Peter Pan (APP) visitaram ontem o Ecopoint, parque temático e zoológico localizado no bairro Jóquei Clube. Além de conhecerem animais exóticos da fauna brasileira, tiveram um piquenique com frutas e comidas saudáveis. Em contato direto com a natureza, tiveram a oportunidade de caminhar entre pavões, iguanas e outros animais dóceis. A garotada correu, brincou e exalou felicidade.
Quando questionado sobre o animal que mais gostou de conhecer, o pequeno Idelbrando Pinheiro Júnior, o Juninho, de cinco anos, não hesitou: “A garça. Porque ela é linda”. A mãe de Juninho, Rita de Cássia Pinheiro, disse que essa foi uma das primeiras vezes que o menino saiu de casa para um passeio após uma maratona de internações. A doença, leucemia do tipo LLA (Leucemia Linfoide Aguda), tipo mais frequente de câncer que atinge crianças e adultos, foi diagnosticada há um ano e oito meses. “No começo foi muito difícil pra gente, ele ficava muito preso em casa por causa do tratamento. A gente tinha medo de levá-lo para os cantos”, conta a mãe do garoto. “Ele está gostando muito, principalmente porque é a primeira vez que está vindo”, completa. Rita conta que o garoto gostou mais dos cavalos e porcos e que queria ver as tartarugas, “mas não conseguiu porque não achou”. 
Experiência diferente
Para a coordenadora de voluntariado da Associação Peter Pan, Vânia Assis, o passeio diferente vivenciado pelas crianças é importante para o tratamento. “A gente percebe o quanto isso significa para eles, o fato de ver animais que nunca viram. Só o fato de tirar eles da rotina do hospital já vale a pena”, conta Vânia. Para ela, a visita ao parque é uma experiência que as crianças não têm acesso com frequência, além de permitir um passeio divertido com os pais, acostumados a enfrentar uma rotina pesada com o tratamento do câncer. 
Novembro Dourado
A visita foi programada para o dia 26 de novembro para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, celebrado no último dia 23 de novembro. Para Vânia Assis, todas as atividades da campanha em prol do diagnóstico precoce do câncer infantil estão voltadas para o Novembro Dourado. Segundo a coordenadora, a intenção é mobilizar a população e chamar a atenção do poder público para a importância da campanha. “É importante que as pessoas sejam treinadas pra identificar o câncer antes que ele atinja um estágio avançado. Devemos agir para que a sociedade perceba o problema e tome uma atitude proativa nos cuidados de prevenção”, explica. 
Saiba mais 
O câncer infantil é a doença que mais leva crianças e adolescentes entre 1 e 19 anos à morte no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer. De acordo com estudo desenvolvido no Observatório da Saúde da Criança e do Adolescente (Observaped), o tempo entre o início dos sintomas e o diagnóstico de câncer pode variar de um dia a oito anos. A demora no diagnóstico pode estar relacionada, além do comportamento da doença, a fatores socioeconômicos, como dificuldade de acesso ao atendimento médico, aos métodos diagnósticos e ao encaminhamento para os centros de referência em oncologia pediátrica. Em outubro de 2010, a Associação Peter Pan inaugurou o Centro Pediátrico do Câncer. A unidade hospitalar funciona como anexo do Hospital Infantil Albert Sabin.

Nenhum comentário: