3 de novembro de 2013

Correios: expectativa pelo edital este ano

Já foi iniciada a escolha da empresa responsável pela organização do concurso. Cesgranrio e Cespe são favoritas
Enquanto não surgem novidades em relação ao novo concurso da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a movimentação de bastidor segue intensa e favorável à abertura da seleção ainda em 2013.

A nova seleção terá oportunidades para as carreiras de carteiro, operador de triagem e transbordo (OTT) e atendente comercial, além de analista dos Correios

De acordo com os Correios, o edital de abertura será publicado ainda este ano, possivelmente em novembro. Não há certeza em virtude da decisão judicial proferida pela 15ª vara do Trabalho de Brasília em julho, pela prorrogação da validade do concurso realizado em 2011. O imbróglio se alonga e, na prática, faz com que um concurso que os Correios planejavam para o início do ano siga incerto.

O início da polêmica surgiu quando a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) questionou na Justiça o fato dos Correios contratarem mão de obra temporária para atividade-fim. Ainda em julho, houve decisão liminar a favor da federação impedindo esse tipo de contratação pelos Correios. Mais tarde, em agosto, o pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT 10) reverteu àquela decisão liminar até que o mérito da causa fosse julgado. Agora, no início de outubro, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu que a empresa pode contratar terceirizados para o transporte de objetos pessoais. As recentes decisões do TST indicam um posicionamento favorável aos Correios e alimentam essa expectativa de que haja uma reversão da decisão pela prorrogação da validade do concurso de 2011.

Por meio da assessoria de comunicação, a empresa informou que só realiza contratação de mão de obra temporária para atender o aumento da demanda em datas específicas. Disse, ainda, que a política de contratações temporárias em nada interfere na efetivação de servidores e divulgaram que desde o fim do concurso em 2011 já foram nomeados mais de 20 mil aprovados.

Ofertas

A nova seleção terá oportunidades para as carreiras de carteiro, operador de triagem e transbordo (OTT) e atendente comercial. Os interessados devem possuir formação de nível médio completo. A função de analista de Correios, que exige formação superior, também está confirmada.

Os salários reajustados vão a R$ 2.006,58 para nível médio e R$ 3.468,50 para analista. 

Nenhum comentário: