7 de outubro de 2013

FORTALEZA- PROS fará maior bancada na Câmara

De acordo com Elpídio Nogueira, o novo partido deve ganhar adesão de até seis vereadores da Capital
O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) poderá garantir a maior bancada na Câmara Municipal de Fortaleza. O vereador Elpídio Nogueira, um dos articuladores do novo partido em Fortaleza, garante já ter conversado com alguns vereadores que se mostraram interessados em ingressar no PROS. De acordo com ele, a expectativa é de que a legenda garanta uma bancada de até seis vereadores. Atualmente, os partidos com mais cadeiras na Câmara são o PT, PMDB e PSC, com quatro parlamentares cada.

O vereador Elpídio Nogueira, um dos articuladores do PROS, diz que conversou com colegas que se mostraram interessados na nova sigla.

Nos bastidores da Casa, os nomes que aparecem como propensos a novos filiados do PROS são: Antônio Henrique (PTN), Carlos Dutra (PSDB), Adail Júnior (PV), Joaquim Rocha (PV) e Adelmo Martins (PR), além de Márcio Cruz, que já pediu desfiliação do PR. Até a última sexta-feira, alguns informaram que tomariam suas decisões ainda naquele dia. O prazo para filiação, para quem deseja legitimar candidatura em 2014, encerrou no último sábado.

Elpídio Nogueira deixa claro que até a tarde da sexta-feira passada, nenhum desses parlamentares havia assegurado filiação ao novo partido, mas pondera haver grandes chances de que a maioria se filie à legenda que deu abrigo ao grupo do governador Cid Gomes. "Só posso afirmar quem está certo de ir para o partido quando eu ver a ficha de filiação, mas como tudo está correndo o PROS deverá se tornar a maior bancada da Câmara", destacou Nogueira.

O primeiro vereador a afirmar abertamente que iria se desfiliar foi o vereador Márcio Cruz. O parlamentar disse que decidiu sair do Partido da República (PR) porque estava sendo obrigado a adotar uma postura de oposição, quando defende manter um perfil neutro na Casa. Ele disse ter recebido do prefeito Roberto Cláudio o convite para migrar para o PROS.

Segurança jurídica
O vereador não confirmou se realmente iria para o novo partido, mas ponderou que tinha grande possibilidade de se filiar a ele, pela segurança jurídica e pela promessa de que poderia ter uma atuação livre, sem cobranças de posições da nova legenda. Todavia, a informação é de que Márcio Cruz já teria decidido a se filiar à nova legenda.

Antônio Henrique foi cauteloso ao falar sobre a possível saído do PTN. Ele deixou claro que só irá confirmar a desfiliação após conversar com o presidente estadual do partido, embora a notícia nos bastidores é de que ele já pediu a sua desfiliação para ingressar no PROS. O parlamentar garante não ter recebido nenhum convite formal para fazer parte do recém-criado partido, mas garante haver "interesse" dos novos filiados que ele faça parte da legenda.

Antônio Henrique é um dos mais cotados a ingressar no PROS, pela proximidade que o vereador tem com o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia, José Sarto, um dos principais articuladores do partido no Estado. Elpídio Nogueira também acredita que um dos vereadores mais propensos a aderir ao PROS é Antônio Henrique.

O vereador Adail Júnior (PV) informou ter conversado com os presidentes do Partido Verde sobre a probabilidade de ele vir a sair da sigla, afirmando que não houve qualquer crítica ou animosidade por parte dos dirigentes do PV. Todavia, o vereador pontuou que ainda faltava conversar com os representantes do PROS para que tomasse, então, sua decisão de deixar o PV e se filiar à nova legenda, alegando que essa conversa ocorreria ainda ontem.

Novas bandeiras

Adail Júnior deixa claro que o motivo para cogitar se desfiliar do PV não é por qualquer mal entendido ou decepção com o partido, mas porque acredita que seria um grande ganho para sua vida política entrar para uma sigla que está sendo formada, pois ajudaria a construir novas bandeiras.

Quem também ficou de tomar uma posição definitiva ontem foi o vereador Adelmo Martins. O parlamentar assegurou ter recebido convite do prefeito Roberto Cláudio para se filiar ao PROS, porém ele reconhece que teve dúvidas se esse seria o melhor caminho, principalmente para quem tentará se manter em um cargo de parlamentar, pois acredita que o coeficiente para ser eleito com a nova legenda deverá ser alto.

Enquanto isso, o vereador Joaquim Rocha descartou a possibilidade de sair do PV. O parlamentar ponderou que está bem na sua legenda e não tem motivação em se desfiliar. Carlos Dutra informou que não pretende sair do PSDB. Elpídio Nogueira afirmou ter conversado com o tucano, que teria dito não estar certo em sair do PSDB, mas, caso ocorresse, teria duas possibilidades pela frente: o PROS ou o Solidariedade. 

Nenhum comentário: