“Vou pensar. Há muito fígado e pouca razão”, afirmou Cid, em entrevista ao jornal Correio Braziliense. O que o cearense chama de “fígado” são as pretensões cada vez mais explícitas de uma candidatura própria do PSB à Presidência da República, encabeçada pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Cid, por sua vez, defende a reeleição de Dilma.
A carta do PSB foi entregue à petista em mãos, pelo próprio Campos. Conforme foi publicado no blog do jornalista Gerson Camarotti, de Brasília, o pernambucano disse que entregava os cargos para ter liberdade para discutir sua provável candidatura. “Tentaram carimbar o partido como fisiologista. O PSB nem tem o carimbo de fisiologista nem muda de lado”, teria dito Eduardo a Dilma, em conversa supostamente cordial.
O futuro de Cid
Definido o divórcio na esfera nacional, Cid será obrigado a mexer suas peças no Ceará, caso queira estar presente no palanque de Dilma. A legislação eleitoral proíbe que ele peça votos para a petista se o PSB tiver candidato próprio. A saída para esse impasse deverá ser definida nas próximas horas, em reunião do governador com a executiva estadual do PSB.
O POVO apurou que uma das alternativas é que Cid se licencie do partido e, assim, fique livre para apoiar Dilma. A hipótese foi colocada por um interlocutor do governador que pediu para não ter a identidade revelada e também pelo deputado estadual Sarto Nogueira (PSB), líder do Governo na Assembleia Legislativa.
Outra possibilidade é que o governador troque o partido por outra legenda, comprometida com a reeleição de Dilma. Tal hipótese também é estudada por deputados do PSB que não querem estar ao lado de Campos.
Há cerca de duas semanas, Cid e o presidente da Assembleia, José Albuquerque (PSB), estiveram reunidos com o ex-vereador de Fortaleza João Batista, representante do Partido Republicano da Ordem Social (PROS) – sigla que poderá ser formalizada na próxima semana. Batista disse que os dois conversaram sobre uma possível migração de membros do PSB à legenda. O prazo para essa decisão se encerra em 5 de outubro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário